terça-feira, 4 de novembro de 2014

Caminho Báltico - Letónia, Lituânia e Estônia

Esta moeda é dedicada ao 25º aniversário do evento "Baltic Way" onde as três nações bálticas  - Letónia, Lituânia e Estónia.- marcaram uma ação conjunta reafirmando a ideia de liberdade e independência. Este marcante evento "Caminho do Báltico"  reuniu cerca de 2 milhões de habitantes destes três países onde de mãos formaram uma corrente humana de 600 quilômetros de extensão juntando Tallinn, Riga e Vilnius, por 15 minutos.

A Lituânia foi a primeira República Soviética a declarar sua independência, em 1990. No ano seguinte, Estônia e Letónia fizeram o mesmo. Foram reconhecidos como membro da ONU em setembro de 1991.

Metal:  Prata 925 -  Peso: 22 g - Diâmetro: 35 mm - Tiragem: 10 mil peças
No anverso a moeda é atravessada por uma trança com fitas nas cores das bandeiras nacionais das três repúblicas bálticas. O valor facial fica à direita e na parte inferior esquerdo contém a inscrição "Baltic Cels 1989, com o ano de 2014 à direita.

Na outra face mostra a imagem de um tronco de árvore com raízes exposta. Há duas inscrições semi circulares "Atmostas Baltija" na esquerda e Lietuva Latvija Eesti (Lituânica Letônia Estónia) à direta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário