quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Natal 2014 - Brasil

O lançamento do bloco conforme previsto no edital deverá ocorrer dia 5 de dezembro em todas as Diretorias Regionais dos Correios, Edital 23A 2014 - Natal. 
SOBRE O BLOCO
A imagem do bloco possui um fundo comum aos dois selos e ondas na parte superior, decoradas com arranjo natalino, e inferior, onde se vê um navio, simbolizando a preocupação de São Nicolau com os navegantes. Em cada selo aparece a figura de São Nicolau segurando os cajados vistos nas laterais do bloco. No primeiro selo, os sapatos e as meias com as moedas de ouro remetem a uma das lendas sobre o Santo, no qual este enviou dinheiro para o dote de três donzelas. No segundo selo, a representação de outro milagre de São Nicolau, que ressuscitou três jovens. A técnica utilizada foi desenho a lápis finalizado com pintura digital no photoshop.

Texto descritivo do Edital
        São Nicolau nasceu durante o século III em Lycia, na Ásia Menor, no que é hoje a Turquia. Seus pais ricos, que o criaram para ser um cristão devoto, morreram em uma epidemia antes que ele se tornasse adulto.
Obedecendo as palavras de Jesus, Nicolau deu tudo o que tinha para ajudar os pobres, os doentes e os que sofrem. Uma história fala de um homem que estava passando por tempos difíceis e não tinha dinheiro para fornecer dotes para suas três filhas. As jovens seriam vendidas como escravas. Para evitar esta tragédia, Nicolau apareceu por três vezes, encoberto pela escuridão da noite, para jogar ouro pela janela para dentro da casa, poupando assim as jovens de um destino terrível.
Mais tarde, quando foi bispo de Myra, se tornou famoso por seus atos santos. Nicolau sofreu por sua fé e foi exilado e preso sob o governo do imperador romano Diocleciano, que implacavelmente perseguia os cristãos. Após a sua libertação, o bispo Nicolau participou do Concílio de Nicéia, em 325 d.C. O Aniversário de sua morte, 6 de dezembro, tornou-se um dia de festa de celebração que é amplamente comemorada em muitos lugares ao redor do mundo nos dias atuais.
Quando uma pessoa viveu em um período tão remoto como São Nicolau, às vezes é difícil separar os fatos de lenda. Todas as histórias sobre ele, no entanto, revelam seu caráter e nos ajudam a entender por que ele tinha tanta popularidade.
São Nicolau, a pessoa de fé por trás do Papai Noel é importante, pois ele aponta para o verdadeiro significado do Natal, o nascimento de Jesus. O espírito de São Nicolau incentiva a dar mais do que receber, a compaixão mais do que o consumo. Sua vida de cuidados para os necessitados, especialmente crianças, mulheres, prisioneiros e marinheiros, fornece um modelo digno para a vida moderna.
Carol Myers, Centro São Nicolau,
Michigan – Estados Unidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário