sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Homenagem a Oscar Niemeyer

SOBRE O BLOCO
O bloco representa uma síntese da obra de Oscar Niemeyer. Composto por dois selos, um deles apresenta Niemeyer segurando uma caneta hidrocor preta. No outro selo, o nome OSCAR NIEMEYER é apresentado em miniletras compondo uma “trama”, cuja cor dourada enobrece o talento do homenageado. Acima dessa “trama”, de fora a fora, é apresentado o detalhe de outro desenho de sua autoria: um olho, em ciano, que se repete formando outra “trama”. As “tramas”, sobrepostas, formam o plano de fundo sobre o qual se encontra o Palácio do Planalto. Na parte central do bloco, vê-se o Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC e a Catedral de Brasília, ladeados por traços representativos de outros projetos famosos como o da Pampulha, o do Museu de Curitiba, o Palácio da Alvorada e o Congresso Nacional. Na parte superior direita do bloco, vê-se a logomarca da Fundação Oscar Niemeyer. As técnicas utilizadas foram pintura manual e digital e computação gráfica..
Lançamento 15 de dezembro de 2014 - Dimensões do bloco: 137 x 85 mm
 Arte: Cecília Langer 

Carimbos de primeiro de circulação das praças Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Niterói (RJ) e São Paulo (SP).
Texto descritivo do Edital
Homenagem a Oscar Niemeyer
A obra de Niemeyer tem posição absolutamente singular no movimento da arquitetura moderna brasileira. Ao longo de sua trajetória, a formação humanista de Oscar Niemeyer o tem aproximado de temas mais abrangentes, fazendose concentrar numa produção intelectual que ressalta as abordagens de natureza filosófica e social e que terá reflexos decisivos sobre sua obra arquitetônica e sua atuação política e intelectual.
Convém ressaltar também seu papel criador. Vivendo neste meio intelectual, Niemeyer integra uma geração que produziu e traduziu ideias e propostas do movimento modernista, veiculando e recriando, em uma nova dimensão plástica, num novo mundo de formas e volumes, conceitos já consagrados nas artes e literatura da época.
É ainda essa formação, característica de sua geração, que o tem aproximado dos meios de produção artística e literária. Dessa forma, Niemeyer participa de um círculo de relações da qual faziam parte, desde os tempos de Pampulha – seu primeiro projeto na década de 40 – os mais consagrados artistas plásticos da época, como Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Guignard, Volpi, Bruno Giorgi e Alfredo Ceschiatti, entre outros, até artistas de vanguarda da década de 1980. Atribui-se a Pampulha o papel precursor do florescimento mundial da arquitetura nos anos 50, ilustrado por projetos de Le Corbusier, Alvar Aalto e Mies Van Der Rohe.
Com Pampulha e os projetos que se seguem, no Brasil e no exterior, Niemeyer afirma a singularidade de sua obra, sempre justificada pela busca de formas belas e pela liberdade de criação. A partir de meados do século XX, portanto, defendendo paradigmas por meio de seus projetos e escritos, Niemeyer passa a exercer um papel fundamental na arquitetura e na arte em geral.
Os Correios já emitiram vários selos destacando monumentos e espaços criados por Oscar Niemeyer, arquiteto reconhecido, no Brasil e no mundo, por construir a sua obra sobre as colunas da genialidade. A sua importância artística, arquitetônica e histórica, justifica mais este selo especial em sua homenagem.
Fundação Oscar Niemeyer
--------------------------------------------------------------

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário