terça-feira, 6 de janeiro de 2015

DIA DE REIS - Visita dos reis magos

Na tradição cristã o dia de Reis foi a data em que os três reis magos visitaram e levaram presentes para o menino Jesus. Ao contrário que pensamos os três reis magos partiram de locais diferentes e se encontraram no local de nascimento de Jesus.

Baltazar partiu da África, levando mirra presente sempre ofertado aos profetas. Gaspar saiu da Índia com incenso  representando a fé e a espiritualidade, faz alusão a divindade. Belchior partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. Simboliza a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.

No Brasil,  principalmente nas cidades interioranas, os católicos tem a tradição de homenagear os reis magos, realizando a "Folia de Reis". A festa inicia na véspera de Natal, indo até o dia 06 de janeiro, data em que os reis magos encontraram o menino Jesus. A  Folia de Reis foi trazida para o Brasil pelos portugueses, nossos colonizadores, no século XVIII. 

É tradição na loteria de vários países a emissão de bilhete comemorativo referente ao Dia de Reis. Não somente na filatelia, mas também na loterofilia existem colecionadores que fazem desta temática o mote da sua coleção. O bilhete lotérico, imagem abaixo, coleção particular, faz nesta data aniversário de 50 anos de sua emissão.
Prova do bilhete da Loteria Federal do Brasil
Extração nr. 227 de 6 de janeiro de 1965

Um comentário: