terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Dia do Farmacêutico - Homenagem a Cândido Fontoura

No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico, a data foi escolhida em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916.

Em homenagem dedicamos a publicação a um dos mais destacados farmacêuticos o brasileiro Cândido Fontoura  Silveira (1885-1974).  Conforme biografia (Sindusfarma), Cândido Fontoura mais conhecido como "tio Candinho", se formou, em 1905, pela Escola de Farmácia, Odontologia e Obstetrícia de São Paulo (hoje incorporada pela USP). Foi o primeiro presidente do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo. Responsável pela fundação do "Instituto Medicamentos Fontoura (1915) e pela "Indústrias Farmacêuticas Fontoura-Wyeth", esta última, dedicada à produção de penicilina, inseticidas (entre eles o célebre Detefon) entre outros. 
Seu nome é sempre associado ao famoso Biotônico Fontoura, xarope tomado para abrir o apetite das crianças.

Para a maioria dos cinquentenários brasileiros é ainda viva a lembrança do famoso "Almanaque do Biotônico Fontoura", informativo muito procurado pela família brasileira no século passado. Mais popularmente conhecido por Almanaque Fontoura, foi uma revista anual de divulgação publicitária, distribuído gratuitamente como brinde pelas farmácias do país, de conteúdo recreativo e informativo de curiosidades.

Editado e ilustrado por Monteiro Lobato, o Almanaque Fontoura teve a sua primeira publicação em 1920, numa tiragem de cinquenta mil exemplares. No ano de 1982 sua tiragem foi de cem milhões de exemplares. Fazia parte das publicações os dias bons para a pesca (fases da lua), passatempos e história em quadrinhos baseados na obra literária de Monteiro Lobato - Jeca Tatu.

A peça filatélica, acervo da coleção do Dr.Aluísio Queiroga, traz o postal "Cândido Fontoura - S/Ed e o selo emitido em 14.05.1985 "Centenário do nascimento de Cândido Fontoura - Farmacêutico".

Nenhum comentário:

Postar um comentário