domingo, 22 de fevereiro de 2015

450 Anos da Cidade do Rio de Janeiro - Rio450

Imagem capa do Edital 2 com o lançamento dos selos agendado para o dia primeiro de março de 2015.
Valor facial  1º Porte Carta Comercial -  Dimensões 39 x 39 mm
Artes: Jamile C Sallum e Lidia M Hurovich Neiva
Sobre o selo

A quadra de selos Rio450 anos destaca ícones famosos do Rio de Janeiro, expressando o espírito festivo do carioca com os 450 anos da cidade.
 A partir da marca das comemorações, que expõe uma cabeça estilizada, é reforçado o potencial do carioca de pensar, de agir e de expressar-se com entusiasmo, criatividade, talento e inteligência frente às motivações históricas e culturais da cidade maravilhosa.

 No primeiro selo, o chapéu e as notas musicais remetem à boemia e à musicalidade de forte impacto dentro e fora do País. 

O segundo selo, por meio de serpentinas e confetes coloridos, demonstra a alegria do carnaval, manifestação cultural que consagra o Rio de Janeiro internacionalmente.

 No terceiro selo, a tríade areia-mar-mata, representada em ondas, nas cores amarelo, azul e verde, simboliza a brasilidade e o patrimônio turístico, ecológico e cultural do Rio de Janeiro.

 O último selo apresenta o Calçadão de Copacabana, por onde a vida transita em meio à alegria, à descontração e ao vigor que caracterizam o cotidiano da cidade. Para a criação das peças, a técnica empregada foi computação gráfica.

Texto descritivo do edital
450 Anos da Cidade do Rio de Janeiro
A cidade do Rio de Janeiro celebra 450 anos de sua fundação, para a alegria dos cariocas e de todos os brasileiros. Para registrar esse fato histórico, os selos comemorativos emitidos pelos Correios traduzem o espírito do carioca e destacam sua identidade multifacetada e diversa, levando a mensagem do aniversário da Cidade Maravilhosa para muito além de Madureira, da Tijuca, de Jacarepaguá, de Copacabana ou do Centro.
A Prefeitura do Rio quer celebrar este ano tão especial com cariocas e brasileiros de todas as regiões. Com os selos emitidos pelos Correios, os votos de ‘viva a carioquice’ atravessam as fronteiras.
Inspirados pelo sorriso da marca Rio450, os Correios entraram no clima do aniversário da Cidade e criaram quatro selos, que retratam personagens e características tipicamente cariocas. Muito mais do que preparar uma grande festa, a ideia é celebrar o carioca e registrar toda a cultura surgida no Rio ao longo desses quatro séculos e meio, sem perder de vista a perspectiva do futuro.
Nenhuma outra cidade no mundo pode se orgulhar de ter sido o berço de tantos gêneros musicais. A modinha, o choro, o samba e o funk. Toda esta riqueza cultural só foi possível por conta dos encontros e da interação entre diferentes povos africanos, europeus e índios.
O Rio é a cidade do encontro, pois abraça a todos calorosamente, com a bela ajuda de suas paisagens naturais. Sua marca registrada, tão bem retratada no Cristo Redentor, de braços abertos, é, agora, também expressa no sorriso do símbolo dos seus 450 anos.
Com os selos comemorativos inspirados na marca Rio450, os Correios prestam uma expressiva homenagem ao povo carioca e à Cidade Maravilhosa. A comemoração dos 450 anos acontece em meio a uma revolução digital, em que, contudo, as correspondências e os selos reafirmam seu secular poder de comunicar e transmitir informações. Parabéns ao Rio!
Eduardo Paes
Prefeito do Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário