sábado, 14 de fevereiro de 2015

Papa João Paulo II - Cédula Polonesa

O Banco Nacional da Polônia emitiu em 16 de outubro de 2006 a primeira nota comemorativa de coleção da sua história em homenagem ao Papa João Paulo II, polonês de nascimento. O lançamento da nota  se deu na data do aniversário da eleição de Karol Wotyla para o papado, ocorrido no ano de 1978.
Projeto:  Andrzej Heidrich - Valor Facial 50 PLN
No anverso da nota contém o retrato de João Paulo II num gesto de saudação, segurando a cruz pastoral  no contexto de um globo estilizado simbolizando a natureza universal do pontificado. Na parte inferior da cédula contém a inscrição: John Paul II e do pontificado: 16 X 1978 - 2  IV 2005.

Na outra face registra um episódio que ocorreu durante a Santa Missa de inauguração do pontificado e retrata uma relação especial entre o Papa e o Cardeal Stefan Wyszynski. No lado direito da cena, há uma citação da Carta aos Poloneses lido por João Paulo II aos seus compatriotas  que se reuniram na Sala Paulo VI no dia seguinte à sua pontificação. Sob a assinatura do Papa aparece um esboço do Mosteiro de Jasna Gora importante santuário na história da Polônia e da vida do Santo Padre e do Primaz do Milênio. Nas faixa abaixo de seus pés apresenta os lemas Episcopais: "Totus Tuus" de João Paulo II e "Soli Deo" - lema do cardeal Stefan Wyszynski. A marca d'água mostra o brasão papal. Em ambos os lados da nota apresentam as chaves de Pedro ligados por uma corda. Fonte site do Narodowy Bank Polski

Um comentário: