sábado, 11 de abril de 2015

Jogos Mundias dos Povos Indígenas - Brasil

Arte: Carlos Terena - Dimensões: 30 x 40 mm
SOBRE OS SELOS
O selo apresenta a marca dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas: uma faixa com três cores, larga e entrelaçada, representando as três famílias linguísticas-base dos povos indígenas brasileiros – Tupi, Macro-Jê e Aruak, com cores que remetem às matas, ao artesanato e à mãe terra. Entrecruzadas, as faixas mostram a força que o esporte acrescenta à união e autoestima indígenas.

 Estilizada com grafismos tradicionais, a marca faz referência à ação integradora que une os povos participantes do evento. Abaixo, compondo a imagem do logotipo, palavras em duas cores, alternadas, com os dizeres: Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, e, em seguida, Brasil 2015. Foi utilizada a técnica de computação gráfica.

Data emissão 16 de abril de 2015, em Brasília/DF e Palmas/TO.
Jogos Mundiais dos Povos Indígenas,
Brasil 2015
Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas são considerados o maior evento desportivo-cultural indígena das Américas. Os Jogos buscam a celebração e o envolvimento dos povos participantes, incentivando o respeito mútuo às vivências culturais e desportivas tradicionais e ocidentais. Com esse perfil inédito, o evento mostrará ao mundo a força e a diversidade indígena, a partir da raiz brasileira, com seus rituais, indumentárias, cantos, cores e jogos ancestrais.

A primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas contará com a participação de 23 etnias brasileiras e delegações de 22 países – que podem inscrever cada uma, até 50 atletas, totalizando cerca de 2.300 participantes. A programação será realizada em 13 dias, sendo os três primeiros, de ambientação, com shows e passeios turísticos. Os dez dias seguintes serão dedicados ao esporte, à gastronomia e ao artesanato, numa verdadeira demonstração de cultura dos povos indígenas. Com isso, pretende-se envolver brasileiros e estrangeiros, num ambiente que possibilite vivências culturais diversificadas e focadas no respeito, na harmonia e na integração entre os povos.
Antes da idealização internacional, os “Jogos dos Povos Indígenas” chegaram a 12 edições, realizadas em diversas capitais do Brasil. Hoje, o evento é tido como um importante mecanismo de execução e consolidação de políticas públicas dedicadas à valorização, promoção e fomento à cultura dos povos indígenas, fortalecendo a sua diversidade, línguas tradicionais, rituais e representações artístico-culturais.
Os Jogos nasceram em 1996, por meio de uma iniciativa indígena brasileira dos irmãos Carlos e Marcos Terena, representantes do Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena (ITC), com o apoio do Ministério do Esporte do Brasil. A concepção contou com a participação ativa dos diversos líderes indígenas, da sociedade civil e de instâncias governamentais.
Os Correios promovem, por meio do selo postal, os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que acontecerão de 15 a 27 de setembro de 2015, em Palmas, no Estado do Tocantins, norte do Brasil, região com maior influência e concentração indígena no País.
Maíra Elluké
Coordenadora de Comunicação – Comitê Intertribal –
Memória e Ciência Indígena (ITC)
fonte: EDITAL 5/2015 - Correios

Nenhum comentário:

Postar um comentário