quinta-feira, 23 de abril de 2015

Tchaikovsky - Moeda comemorativa

Emissão do Banco da Rússia, série "Personalidades de destaque da Rússia", faz homenagem ao compositor Piotr Ilich Tchaikovsky (1840-1893), compositor romântico russo que compôs gêneros como sinfonias, concertos, óperas, ballets, para música de câmara e obras de coro para liturgias da Igreja Ortodoxa Russa.

Tchaikovsky é um dos músicos russo mais conhecidos no mundo, seu primeiro musical para balé foi  "O Lago dos Cines", que teve sua estréia no teatro Bolshoi, em Moscou. "A Bela Adormecida", o "Quebra Nozes" e a "Quarta Sinfonia" são algumas de suas composições mais marcantes de sua carreira.

O lançamento da moeda, primeiro de abril de 2015, traz estampado no anverso o emblema do Banco da Rússia e suas principais características/especificações: nome do banco emissor, valor facial (dois rublos), ano de emissão (2015 ) e o  teor de metais.
Metal: Prata 925 - Peso: 17 g - Diâmetro: 33 mm - Tiragem: 3 mil peças
Arte: SV Sutyagin e EA Yastrebova

Na outra face da moeda, à esquerda - o retrato de relevo de PI Tchaikovsky e as inscrições (à sua direita) com o seu nome, abaixo as datas 1840 e 1893, no fundo - uma pauta musical, um bastão e as imagens de um contorno de um violino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário