sábado, 2 de maio de 2015

Mães e Avós da Praza de Mayo - Argentina

A presidente da Argentina, Cristina Fernandez Kirchner , anunciou um novo projeto de lei para emissão de uma cédula de 100 pesos, em homenagem às Mães e Avós da Plaza de Mayo [1].

As novas nota foram anunciadas dia 25 de março durante uma cerimônia no palácio presidencial em Buenos Aires. As cédulas possuem em um dos lados a imagem de perfil de um membro das mães da Plaza de Mayo vestindo um lenço branco característico do movimento. Na outra face tem uma imagem de uma marcha na praça em frente o palácio presidencial e uma cadeia de DNA que atravessa a cédula. Segundo a Casa de Moneda a imagem foi escolhida porque os exames de DNA têm dupla condição "A de aliado incondicional das Mães e Avós na árdua tarefa de restituição de identidades, e também para nos recordar que, graças a elas e a sua aposta pela vida, a necessidade de memória, verdade e justiça está para sempre em nosso código genético."

[1] As Mães e Avós da Plaza de Mayo são muito admiradas na Argentina por sua bravura e resiliência. Grupos de direitos humanos estimam 30 mil pessoas foram forçosamente desaparecidas  pela ditadura militar, que durou de 1976 a 1983. As crianças nascidas dos detidos foram roubadas de seus pais biológicos e entregues a famílias ricas que apoiaram o regime militar. fonte: sítios G1 e postal tri


Nenhum comentário:

Postar um comentário