domingo, 31 de maio de 2015

Quadrilhas Juninas - Dança

O lançamento está programado para acontecer amanhã, 1 de junho, na agência dos Correios de Campina Grande - PB, considerada a cidade onde abriga o maior São João do Mundo. 

SOBRE OS SELOS
Carimbo - 1 de junho
Os selos apresentam cenas típicas das festas juninas, com casais executando a quadrilha, considerada o ponto alto das comemorações dedicadas a Santo Antonio, São João e São Pedro. Originária da dança palaciana europeia, a quadrilha junina, curiosamente, é conhecida como uma dança de camponeses. O artista destacou os movimentos dos dançarinos, as coreografias, os músicos e seus instrumentos, e o tradicional casamento matuto, inseridos em espaço decorado com bandeirolas e lanternas chinesas. Complementando cada selo, a fogueira acesa simboliza o calor e a luz tradicionais do período junino. Os desenhos foram executados sobre papel Canson e coloridos com aquarela e lápis de cor. fonte: Correios Edital 12/2015

Texto descritivo do Edital
QUADRILHAS JUNINAS – DANÇA
Coreografia e ritmo genuinamente brasileiros
A quadrilha brasileira tem sua origem em uma dança de salão francesa, executada por quatro pares, a quadrille. Foi introduzida no Brasil no início do Século XIX, com a vinda da Corte Real Portuguesa e com várias missões culturais francesas, que, na mesma época, estiveram no País.
Desde então, o Brasil modernizou-se, progrediu e passou a ter quadrilhas juninas na maioria dos municípios brasileiros. Do menor município à capital mais populosa da Nação, as quadrilhas se apresentam nas comemorações a São João.
Há muitos anos, dançar quadrilha deixou de ser uma simples manifestação da cultura popular. A Confebraq - Confederação Brasileira de Entidades Juninas e suas filiadas vivenciam, a cada ano, novos, atraentes e desafiadores cenários, fomentando as manifestações juninas de norte a sul. Durante todo o ano as quadrilhas ocupam um importante espaço na sociedade e na economia do Brasil.
Resgatando a cultura popular e atenta às transformações sociais, as quadrilhas juninas se adaptaram às áreas urbanas, desenvolvendo atividades socioculturais aderentes à cidadania de milhares de jovens em todo Brasil, que passam a frequentar as arenas de ensaios de forma quase que religiosa.
Atualmente, milhares de pessoas em todo Brasil desenvolvem atividades ligadas às quadrilhas juninas. São dançarinos, atores, músicos, artistas plásticos, teatrólogos e artesãos de vários ofícios.
Com coreografias bem elaboradas, figurinos belíssimos, coloridos e requintados, e repertório musical típico das Festas Juninas, os praticantes das Quadrilhas promovem verdadeiros espetáculos por onde se apresentam, emocionando o público com suas manifestações de alegria, de cores e ritmos.
A Confebraq busca, por meio da cultura junina, apresentar um Brasil plural e multifacetado, com manifestações originais e inovadoras, que ora se contrastam ora se complementam, sempre fiel aos fundamentos das festas dedicadas aos santos comemorados no mês de junho, por isso mesmo chamadas de juninas.
Com a emissão dedicada às quadrilhas juninas, os Correios, em parceira com a Confebraq, homenageiam essa dança extremamente popular e tradicional, que encanta por suas coreografias, cores e ritmos genuinamente brasileiros.
CONFEBRAQ
Confederação Brasileira de Entidades Juninas

Nenhum comentário:

Postar um comentário