quarta-feira, 24 de junho de 2015

30° Aniversário da Bandeira da União Européia - €2

O euro é a moeda única partilhada por 19 Estados-Membros da União Europeia, que juntos compõem
a área do euro. A introdução do euro em 1999 foi um grande passo na integração europeia. Atualmente mais de 337,5 milhões de cidadão da União Europeia (UE) usam o euro como moeda.

Desde 2004, foi facultado para cada estado a emissão anual de moeda comemorativa de valor facial de dois euros (€2) , com o objetivo de celebrar algum acontecimento importante do país ou da UE. O anverso das moedas comemorativas têm os mesmos elementos e propriedades das moedas normais de dois euros 

Para marcar o trigésimo aniversário da bandeira da UE, a Comissão Europeia institui um concurso para escolha de moeda comemorativa de 2 euros  a ser escolhida por cidadãos e residentes na área do euro.


A competição contou com a participação de cinco modelos de moedas, mais de 100.000 cidadãos europeus votaram em sua moeda preferida. O modelo escolhido foi a quarta das relacionadas acima, a criação é de George Stamatopoulos, desenhista do Banco da Grécia. A moeda deverá entrar em circulação em todos os países da UE no 2° semestre de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário