quarta-feira, 10 de junho de 2015

Sustentabilidade - Jovem Aprendiz e Redução da Emissão de CO2

Hoje, 10 de junho de 2015, os Correios do Brasil faz o lançamento de dois selos da Série Sustentabilidade: Jovem Aprendiz e Redução da Emissão de CO2. Fonte Edital 1: Emissão regular.


JOVEM APRENDIZ
O selo retrata, por meio do desenho de um jovem, características próprias da maioria dos participantes do Programa Jovem Aprendiz, pessoas que estudam, estão conectadas e, por meio do programa, adquirem competências básicas ao ingresso no mercado de trabalho de forma mais qualificada.


REDUÇÃO DA EMISSÃO DE CO2
       A imagem do selo traz, em primeiro plano, o desenho de uma moto com a marca Correios e, também, uma tomada, caracterizando a inclusão das motos elétricas na frota da empresa. Ao fundo, o desenho de uma árvore representa que é possível exercer as atividades próprias do serviço postal com práticas sustentáveis. Foi utilizada a técnica de ilustração em vetor nas duas imagens.

Texto descritivo do Edital
SÉRIE SUSTENTABILIDADE
Por meio da Série de selos dedicada à Sustentabilidade, os Correios divulgam duas de suas ações desenvolvidas corporativamente. Essas iniciativas colocam os Correios como importante agente de integração e inclusão social do País, bem como incentivador de ações promotoras das práticas sustentáveis. Assim, são apresentadas nos selos uma ação de cunho social – JOVEM APRENDIZ e outra de responsabilidade ambiental - REDUÇÃO DA EMISSÃO DE CO2.
JOVEM APRENDIZ
A aprendizagem, por meio da formação profissional metódica, visa proporcionar aos jovens as competências básicas fundamentais à sua inserção no mercado de trabalho, de forma mais qualificada, além de contribuir para a elevação da escolaridade e promoção da cidadania. As empresas de qualquer natureza, incluindo-se as públicas e sociedades de economia mista, são obrigadas a contratar aprendizes e matriculá-los em cursos de formação técnico-profissional metódica. O Programa Jovem Aprendiz dos Correios, foi implantado, nacionalmente, em 2011, de acordo com a Lei de Aprendizagem 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto nº. 5.598/2005.
A seleção dos jovens é realizada por meio de edital público, considerando os aspectos legais e outros requisitos como a situação socioeconômica, educacional e de vulnerabilidade social dos candidatos. Os Correios contratam por tempo determinado os jovens aprovados para participar do programa e contam com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI para realizar a sua formação técnicoprofissional. A prática profissional na Empresa é acompanhada por empregados-orientadores previamente capacitados.
Mais de 12.000 jovens já foram contratados pelos Correios pelo Programa Jovem Aprendiz. As empresas que desenvolvem Programas de Aprendizagem ampliam as oportunidades de trajetória profissional diferenciada aos jovens frente às exigências do mercado de trabalho, com reflexos sociais e produtivos.
REDUÇÃO DA EMISSÃO DE CO2
A liberação do Dióxido de Carbono (CO2) na atmosfera terrestre é a maior responsável pelo aumento do aquecimento global, fenômeno conhecido como efeito estufa. Aproximadamente, 77% do CO2 emitido no planeta decorrem das atividades humanas, conforme dados do Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima (IPCC).
Para executar os serviços oferecidos pelas empresas do setor postal utiliza-se um grande número de veículos motorizados, atividade que emite quantidade significativa de gás carbônico (CO2) na atmosfera. Visando promover melhoria contínua em relação ao desempenho ambiental e contribuir na solução desse desafio, imprescindível à saúde das pessoas e garantia da qualidade de vida no planeta, os Correios, por meio do Sistema de Gestão Ambiental, desenvolvem práticas de cunho sustentável, a fim de reduzir a emissão de CO2.
Além do uso de biocombustível (etanol) nos veículos motorizados, os Correios utilizam bicicletas nas entregas de objetos e correspondências. Mais recentemente, a empresa adquiriu motos elétricas para a composição de sua frota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário