sexta-feira, 31 de julho de 2015

Bicentenário do Nascimento de Dom Bosco - Brasil

Sobre o selo

Os selos que compõem esta sextilha destacam seis motivos associados à obra de São João Bosco,
com o objetivo de marcar as comemorações de seu bicentenário de nascimento. Em primeiro plano, ao lado esquerdo de cada selo, encontra-se a imagem de Dom Bosco. Para referenciar a magnitude de sua obra, foram selecionados, com o auxílio de filhos salesianos, os seguintes motivos secundários: no primeiro selo, o Santuário Maria Auxiliadora, localizado no Bairro Santa Rosa, em Niterói, marca a chegada dos filhos de Dom Bosco ao Brasil; no segundo selo, a parte interna do Santuário Dom Bosco, construído, na década de 1960, em Brasília; no terceiro selo é destacado um grupo de dança das escolas e presenças salesianas; no quarto selo, é referenciada a atuação concreta de Dom Bosco e dos seus discípulos em relação à promoção integral dos jovens, especialmente os pobres e aqueles considerados em situação de vulnerabilidade social; o quinto selo remete à atuação de Dom Bosco em relação às culturas e povos indígenas; e, no sexto selo, vê-se a estátua de Dom Bosco, que se encontra no interior da Catedral Metropolitana de Brasília e a representação do sonho que orientou a fundação da capital do Brasil. A técnica utilizada foi a computação gráfica.
Dimensões 35 x 25 mm - Arte: Herbet G. Barbosa - Lançamento 16 agosto de 2015
Click na imagem para ampliar

Texto descritivo do Edital
BICENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE DOM BOSCO,
1815-2015
Pai e Mestre da Juventude
João Bosco nasceu em 16 de agosto de 1815, no Colle dos Becchi, no Piemonte, Itália, localidade próxima à Castelnuovo de Asti, hoje Castelnuovo Dom Bosco. Filho de humilde família de camponeses, órfão de pai, aos dois anos, João Bosco viveu sua mocidade e iniciou seus estudos com muitas dificuldades, sendo obrigado a mendigar e a prestar serviços diversos como costureiro, sapateiro, ferreiro, carpinteiro e, nos tempos livres, estudava música. Sua mãe, que era analfabeta, mas rica de sabedoria cristã, com a palavra e com o exemplo animava-o no desejo de crescer virtuoso aos olhos de Deus e dos homens.
João Bosco dizia: - "Quando crescer quero ser sacerdote para cuidar dos meninos. Os meninos são bons; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles". Em 1835, entrou para o seminário de Chieri. Ordenado Sacerdote em 05/07/1841, logo deu provas de sua vocação apostólica, sob a direção de São José Cafasso, seu confessor. No dia 8 de dezembro desse mesmo ano, iniciou o seu apostolado juvenil em Turim, acolhendo e evangelizando um humilde rapaz chamado Bartolomeu Garelli. Começava, assim, a obra dos Oratórios Festivos destinada, em tempos difíceis, a preservar especialmente os filhos do povo da ignorância religiosa e da corrupção.
Dedicou-se ao bem-estar de muitos jovens. Com perfil de educador, de escritor, de linguagem fácil, espírito de liderança e práxis pastoral baseada na religião e na amabilidade, Dom Bosco levava os adolescentes e jovens à reflexão; ao encontro com Cristo e com os irmãos; à educação na fé e sua celebração nos sacramentos e ao empenho apostólico e profissional. Um dos mais belos frutos de sua pedagogia é São Domingos Sávio.
Aos filhos Salesianos deixou de herança uma forma de vida religiosa simples, mas solidamente baseada nas virtudes cristãs e sintetizada no binômio: "Trabalho e Temperança". Dentre seus jovens procurou os melhores colaboradores para sua obra, dando origem à Sociedade de São Francisco de Sales. Juntamente com Santa Maria Domingas Mazzarello fundou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e, também, a ADMA - Associação de Maria Auxiliadora.
No centenário de sua morte, o Papa João Paulo II declarou-o e proclamou-o Pai e Mestre da juventude, "determinando que com tal título seja ele honrado e invocado, especialmente por quantos se reconhecem seus filhos e filhas espirituais".
A figura do pai e mestre dos jovens emerge como um sinal da providencia de Deus que - inspirador de "todo bom propósito"- não deixa faltar jamais santos à sua Igreja.
O Papa Pio XI declarou, por ocasião de sua canonização, em 1934: “Em sua vida, o sobrenatural tornou-se quase natural e o extraordinário ordinário”. Foi o próprio Dom Bosco quem mandou os salesianos fundarem, em 1883, o Colégio Santa Rosa, em Niterói, primeira casa Salesiana do Brasil e, em 1885, o Liceu Coração de Jesus, em São Paulo.
Sonhou, em 1883, com a Capital do Brasil, Brasília: “Aparecerá aqui a terra prometida, de onde jorrará leite e mel. Será uma riqueza inconcebível.” Pouco antes do início de Brasília o “sonho profético” de Dom Bosco já era conhecido. A fim de colocar sob a proteção de Dom Bosco toda a construção, o doutor Israel Pinheiro determinou que o primeiro ferro e o primeiro cimento chegados ao canteiro de obras fossem empregados na construção de uma ermida em honra ao Santo, desenhada por Oscar Niemeyer. Em 10 de junho de 1962, durante ato solene, juntamente com a Virgem de Aparecida, Dom Bosco foi proclamado Segundo Patrono de Brasília.
Dom Bosco fechou o ciclo de sua vida terrena aos 72 anos de idade, a 31 de janeiro de 1888, deixando a Congregação Religiosa Salesiana espalhada por diversos países da Europa e da América, estando, hoje, presente em 133 países.
Salesianos do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário