domingo, 20 de março de 2016

Moeda de Ouro - VI Florins Holandês - Brasil Colônia - Leilão

O domínio holandês no nordeste brasileiro ocorreu entre 1630 e 1654, durante este período foram cunhadas moedas (florins e soldos), destinadas ao pagamento de fornecedores e tropas holandesa. Estas peças obsidionais - florins e soldos holandeses - são consideradas as primeiras moedas brasileiras tanto por conter o nome BRASIL como por terem sido fabricadas em solo brasileiro (Pernambuco).

As moedas deste período são extremamente raras em razão que estas peças não tinham curso legal na Holanda, e todo numerário que voltou para a Europa foram trocadas por florins holandeses e posteriormente fundidas. Além desse fator, no Brasil Colônia de Portugal, qualquer português ou brasileiro que fossem encontradas com uma moeda holandesa corria o risco de ser considerado um traidor, e enforcado. Após a expulsão dos holandeses que se deu no ano 1654, grande maioria das moedas que não foram levadas do Brasil foram fundidas.

Para os colecionadores do Brasil existe uma oportunidade única para adquirir uma destas peças, a casa de Leilões  Heritage promove leilão no período de 14 a 19 abril e dentre as peças ofertadas têm uma moeda de ouro de 6 florins GWC (*) de 1646. Para verificar o lote a ser leiloado click no link Moeda de Ouro 6 Florins - Brasil Colônia.
(*) - Geoctroyeede West-Indische Compagnie

Imagem da peça a ser leiloada
ANNO 1646 - BRASIL

Um comentário: