quinta-feira, 16 de junho de 2016

Consumo Consciente de Água e Energia Elétrica - Emissão Postal Especial

SOBRE OS SELOS
Os selos apresentam desenhos de cenas que objetivam a racionalização do consumo de água e energia elétrica, ou seja, o consumo consciente desses recursos. O design do selo é de Ariadne/Meik e o lançamento ocorreu dia 15.junho.2016. Dimensões dos selos 40 x 30 mm com tiragem de 480 mil selos. Todas informações publicadas constam do Edital nº 6/2016 - Correios do Brasil.

O primeiro selo apresenta a foto de uma torneira, como um símbolo do consumo de água.   Uma seta indica o movimento que deve ser feito para fechá-la. Outros desenhos feitos com caneta esferográfica, representam dicas de redução do consumo de água: aproveitamento da água da chuva, varrer o pátio ao invés de lavá-lo, escovar os dentes com a torneira fechada, ensaboar-se com o chuveiro fechado, consertar vazamentos, lavar veículos e regar plantas sem usar mangueira.

 O segundo selo mostra, ao centro, uma lâmpada, como símbolo do consumo de eletricidade e, ao fundo, o desenho do sol, fonte maior de luz. Os demais desenhos sugerem dicas importantes: apagar as luzes em ambientes vazios, usar eletrodomésticos mais econômicos, usar o chuveiro elétrico na posição VERÃO ou equivalente e desplugar, sempre que possível, aparelhos elétricos das tomadas, evitando a posição de espera, o stand by, remetendo à otimização da economia de energia elétrica. Foram utilizadas fotografias e a técnica de ilustração, arte-finalizada com uso de computação gráfica..

Texto descritivo do Edital
Consumo Consciente de Água e Energia Elétrica
Nesta emissão, os Correios abordam a importância do consumo consciente de água e energia elétrica, estimulando as práticas sustentáveis nas atitudes diárias.
Consumo Consciente de Água
O Brasil é um país muito rico em água. Basta dizer que somos guardiões de quase 13 mil rios. Apenas a região Norte armazena 68,5% dos recursos hídricos brasileiros disponíveis. Apesar de tanta fartura, algumas partes do território brasileiro sofrem com sua falta ou limitação, incluindo uma parte do Norte, além de vários lugares do Nordeste e Sudeste.
É bom lembrar que água é bem finito. E, em tempos de escassez, a ordem é poupar, reutilizar e reciclar, evitando desperdícios que custam caro aos brasileiros e ao meio ambiente. A situação é preocupante, pois 36,7% da água potável distribuída se perdem antes de chegar às torneiras.
A poluição é outro problema grave. Rio não é depósito de lixo e sujeira, mas é nele que muitas cidades despejam seus esgotos. A triste realidade mostra que 59,2% desses dejetos são jogados nas águas correntes sem qualquer tipo de tratamento, inclusive nos municípios do interior.
É claro que, em boa parte dos casos, pode-se reverter a situação. Mas é necessário uma consciência coletiva em torno da solução, começando por não jogar sujeira no rio; aparando água da chuva para regar plantas, lavar o carro, limpar pisos e calçadas; reutilizando, na limpeza em geral, água do chuveiro, do tanque, da máquina de lavar roupas e da pia da cozinha; escovando os dentes com a torneira fechada; reduzindo o tempo de banho; e eliminando os vazamentos em casa.
Cada minuto sob o chuveiro manda pelo ralo 15 litros de água. A descarga do vaso sanitário leva embora até 16 litros. Lavar o carro, numa tarde de domingo, consome outros cem litros. Torneira aberta e lá se vão 11 litros na escovação dos dentes.
Para não faltar, é preciso reduzir e economizar.
Ministério do Meio Ambiente
Consumo Consciente de Energia Elétrica
Desde sua criação em 1985, o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e executado pela Eletrobras, já contribuiu para economizar mais de 80 bilhões de kWh de energia elétrica. O Selo Procel foi criado para orientar o consumidor na hora de comprar eletrodomésticos que gastem menos energia e incentivem a competitividade na indústria e o desenvolvimento tecnológico na busca de maior eficiência energética dos aparelhos elétricos. O Selo é sinônimo de qualidade, segurança e sustentabilidade.
Mas o consumidor também pode fazer sua parte para usar a energia de maneira consciente, com medidas simples. São elas:
• Avaliar o serviço de manutenção predial nos sistemas de iluminação e climatização garantindo que lâmpadas e luminárias sejam mantidas limpas para permitir a reflexão máxima da luz;
• Ligar sistemas de iluminação somente onde não haja iluminação natural suficiente;
• Usar preferencialmente luminárias abertas, retirando, quando possível, o protetor de acrílico, o que possibilita a redução de até 50% do número de lâmpadas sem perda da qualidade do iluminamento;
• Manter as janelas e portas fechadas, evitando a entrada de ar externo nos ambientes climatizados;
• No verão ou em dias quentes desligar o chuveiro;
• Substituir lâmpadas por outras mais eficientes e apagar as lâmpadas em ambientes que não estejam sendo utilizados;
• Desligar equipamentos e lâmpadas que não estejam em uso.
Ministério de Minas e Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário