quarta-feira, 15 de junho de 2016

Medalhas Olímpicas e Paralímpicas Rio 2016 - Lançamento

O Comitê Organizador Rio-2016 apresentou ontem, 14 de de junho, as medalhas que serão entregues durante a Olimpíada e a Paralimpíada. As medalhas Olímpicas e Paralímpicas são as mais sustentáveis da história dos Jogos.
Anverso e reservo da Medalha da Olimpíada

Anverso e reservo da Medalha da Paralimpíada

"
Projeto, desenvolvido em conjunto pelo Comitê Rio 2016 e a Casa da Moeda do Brasil, traz ainda inovações: medalhas Paralímpicas terão som para facilitar a acessibilidade e garantir  que atletas tenham uma experiência sensorial
Os Jogos Rio 2016 vão passar pela  história como os que mais valorizaram o tema da sustentabilidade na produção das medalhas, estojos, diplomas e certificados. Mais de 30% da prata e do bronze utilizados na produção das medalhas de premiação, Olímpica e Paralímpica, são reciclados; o ouro utilizado é inteiramente isento de mercúrio; as fitas das medalhas foram tecidas com 50%, em média, de fios PET reciclados; todos os insumos dos produtos provenientes de madeira (certificados, estojos e diplomas) têm certificação FSC (Forest Stewardship Council®), garantia de que a origem é de áreas com manejo ambiental sustentável e socialmente responsável.
Esses são alguns dos requisitos exigidos pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para a produção de diversos produtos pela Casa da Moeda do Brasil (CMB), fornecedora oficial dos Jogos Rio 2016. 
Também houve inovação na medalha Paralímpica. Elas têm, pela primeira, vez  um dispositivo interno com esferas de aço que emitirão sons metálicos para permitir aos atletas com deficiência visual identificar as medalhas de ouro, prata ou bronze. A intensidade do som varia conforme o metal utilizado na medalha: a de ouro terá um som mais forte; a de prata, intermediário, e a de bronze um pouco mais fraco. As medalhas ainda terão a inscrição Rio 2016 Paralympic Games, em Braille.
Ao todo, foram produzidas 5.130 medalhas de premiação, sendo 2.488 Olímpicas e 2.642 Paralímpicas. Todo o projeto foi desenvolvido em conjunto pelo Comitê Rio 2016 e pela CMB. Só na estatal, houve a participação de mais de 100 empregados, de várias áreas, entre elas, artística, de sustentabilidade, engenharia e produção.As medalhas de premiação – ouro, prata e bronze – pesam, aproximadamente, 500g e são abauladas, com o centro ligeiramente mais alto. Nas bordas há uma gravação a laser que permite a identificação da categoria (masculino e feminino) e da disciplina esportiva. A fixação das fitas é feita por pino mola.Os dois lados das medalhas de premiação Olímpicas (anverso e reverso) são únicos para todas as medalhas (ouro, prata e bronze), em todas as disciplinas esportivas (tênis, vôlei, natação etc.). O anverso tem a imagem padrão da deusa Nike, com projeto artístico do Comitê Rio 2016 e modelagem por artistas da CMB. O reverso traz os louros e a marca dos Jogos Rio 2016.O símbolo Paralímpico ilustra o anverso da respectiva medalha, bem como o nome oficial dos Jogos Paralímpicos e a escrita em Braille. O reverso é composto pela marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. " fonte:Casa da Moeda do Brasil

Medalhas Olímpicas acima e Paralímpicas abaixo - Prata - Ouro - Bronze

Nenhum comentário:

Postar um comentário