domingo, 14 de agosto de 2016

Rio 2016 - Celebrações Paralímpicas

SOBRE O BLOCO
Encerrando a série de selos dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, os Correios lançam uma emissão especial com o tema “Celebrações dos Jogos Paralímpicos”, que destaca três importantes elementos dos primeiros Jogos da América do Sul: a tocha Paralímpica e os ingressos das cerimônias de abertura e encerramento.
Lançamento 5 de agosto de 2016
A tocha possui relevos sinuosos e contínuos que simulam os pontos altos e baixos da vida de um atleta Paralímpico, baseada em determinação e conquistas. Sua textura quadrangular remete aos quatro valores Paralímpicos – coragem, determinação, inspiração e igualdade –, que também aparecem gravados em braile no objeto. Com a missão de revelar exemplos inspiradores em todo o país, a chama Paralímpica celebra a criatividade, a diversidade e a força de vontade. O seu revezamento leva a mensagem Paralímpica para além da cidade-sede e termina com o acendimento da pira na cerimônia de abertura dos Jogos, no dia 7 de setembro de 2016, no Maracanã. Já a festa de encerramento acontece no dia 18 de setembro.
As artes dos ingressos das cerimônias surgiram a partir de um projeto de design à parte, que começou a ser executado em dezembro de 2014. Neles, o Comitê Rio 2016 apresenta suas marcas (esculturas), com artes elegantes, que destacam seus valores e englobam os conceitos e a importância das cerimônias.



Texto descritivo do edital
CELEBRAÇÕES JOGOS PARALÍMPICOS RIO 2016
Prezados,
Minha jornada no mundo Olímpico começou em 2000: fui uma espectadora privilegiada da Cerimônia de Abertura dos Jogos de Sidney. Estava ao lado da cachoeira formada nos degraus do estádio, quando a atleta aborígene australiana Cathy Freeman fez história ao acender a simbólica pira. Presenciar aquele momento foi uma grande emoção. Quando a pira foi acesa, vi acender também em mim a certeza de que eu queria trabalhar por uma causa, fazer parte daquele movimento. Desde 2002, integro as famílias Olímpica e Paralímpica brasileiras.
Lá se vão sete anos desde que o Rio de Janeiro conquistou o direito de sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Até aqui, vivemos uma jornada indescritível para realizar o maior evento esportivo do mundo. O ano que já era vivido intensamente, desde aquele histórico 2 de outubro de 2009, finalmente chegou.
Já podemos sentir os Jogos. O clima de celebração começa a tomar forma e a convidar as pessoas para entrar numa onda coletiva de alegria e festa, como só o brasileiro sabe fazer. Milhões de ingressos foram colocados à venda para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, mostrando que está chegando a hora de ver de perto este grande espetáculo. Enquanto os atletas estiverem competindo nas arenas e multidões, estiverem comemorando nas ruas e arquibancadas, renovaremos nossa esperança de construir um mundo novo em que a união e a harmonia entre os povos não são uma utopia e, sim, um sonho possível.
Desde maio, o Revezamento da Tocha aquece os corações brasileiros de norte a sul do país. Mais do que o calor da chama, cada condutor leva adiante o calor humano, alimentado pelos abraços, sorrisos e gestos de carinho, promovendo experiências inesquecíveis e transformando vidas através do esporte.
E é exatamente com os temas “ingressos” e “Revezamento da Tocha” que temos a honra de fechar a série filatélica dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Com os selos alusivos a essas duas grandes entregas, trazemos para os colecionadores a chance de guardar um pedaço da História e literalmente “selarmos” com os Correios a oportunidade de fazer parte de algo único. Que os Jogos comecem e sejam realizados com a mesma paixão que despertam em nós!
Saudações,
Beth Lula
Diretora de Marca do Comitê Organizador dos
Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário