terça-feira, 4 de outubro de 2016

Natal 2016 - Selos do Brasil

Os dois selos celebram o Natal 2016 e estão sendo colocados em circulação hoje, 04 de outubro de 2016, em todos os Estados Brasileiros e Distrito Federal.  Informações Edital 20/2016

SOBRE OS SELOS 

Anjo Gabriel
O  selo  apresenta  a  imagem estilizada do Arcanjo Gabriel, em posição de reverência, como se estivesse diante do Trono de Deus, trazendo à mão uma sagrada
Design: Biaggio Mazzeo
e  Jamile C. Sallum
mensagem. Como na iconografia comum, sua silhueta apresenta asas de ave e um halo sobre a cabeça. Foi utilizada a técnica de hot-stamping dourada no desenho, representando o forte brilho que emana de seu corpo, contrastando com o tom de azul intenso, ao fundo, representando o céu, salpicado de estrelas. A imagem do Anjo focada no selo é de autoria de Biaggio Mazzeo, criador do Bloco emitido em 29 de setembro de 1973, em homenagem ao Movimento Gabrielista no Brasil.

Presépio
Design: Jamile C. Sallum
O selo que focaliza o Presépio foi  concebido  a  partir  dos significados do Nascimento de Jesus Cristo e da simplicidade em que esse cristão ocorreu. O cenário remete a um ambiente marcado pela nobreza que emana da estrela luminosa localizada ao centro do telhado da habitação estilizada, dentro da qual vê-se José, segurando o cajado, e Maria, ajoelhada, contemplando o Menino recém-nascido, deitado na manjedoura. O fundo azul, salpicado de estrelas, reporta-nos ao mesmo céu visualizado no selo do Arcanjo Gabriel, com o objetivo de associar os fundamentos da Anunciação ao cenário em que Jesus nasceu.

Texto descritivo do edital
Anjos, mensageiros da paz
São Gabriel – o mensageiro de Deus
A palavra "anjo" vem do grego ággelos e do latin angelus, que significa mensageiro ou enviado de Deus. O termo "anjos" também é usado para seres celestiais pertencentes ao ambiente de Deus, louvando-O e realizando a sua vontade (Is 6,1-7; Salmo 148,2).
Os anjos e o Arcanjo Gabriel são personagens destacados nos autos de Natal. O vocábulo hebraico Gabriel significa "homem de Deus" (heb. Geber = "varão" e El - forma abreviada de Elohim = "Deus"). Este Arcanjo é citado várias vezes na Bíblia Sagrada.
O homem, desde sua estada no paraíso, conhecia a existência dos anjos, fato evidenciado em muitas religiões antigas. Anjos são mencionados no Budismo, Hinduismo e no Islamismo. No Cristianismo e no Judaismo, os anjos são personagens citados na Bíblia, evocados em muitos livros, onde são personagens que desempenham diferentes funções.
No Antigo Testamento os anjos fazem uma ponte entre os homens e Deus (Zacarias 2,5-9) e revelam a chegada do Salvador em várias passagens, como no Livro do Profeta Daniel, no qual anunciou a vinda do Redentor. Disse assim o profeta: “Apareceu Gabriel da parte de Deus e me falou: dentro de setenta semanas de anos (ou seja 490 anos) aparecerá o Santo dos Santos” (Dn 9, 20-27).
No Novo Testamento os anjos têm o privilégio de anunciar a vinda de Jesus Cristo (Lc 1, 26-33), o seu nascimento (Lc 2,10-11) e a sua ressurreição (Mateus 28,1-8).
O anjo Gabriel surge na narrativa de Lucas, que descreve os eventos da Natividade. Ao Arcanjo Gabriel foi confiada a missão de anunciar a encarnação do Filho de Deus. Por isso, esse Arcanjo é muito venerado desde a antiguidade. Quando apareceu a Zacarias anunciando-lhe que ia ter por filho João Batista, assim apresentou-se: “Eu sou Gabriel, o que está na presença de Deus” (Luc. 1, 11-20).
Na Anunciação à Virgem Maria, Gabriel aparece como enviado pelo Senhor. É o anunciador do nascimento de Jesus Cristo (Lc 1, 26-38): “Foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia, a uma virgem chamada Maria, e, chegando junto a ela, disse-lhe: ‘Salve Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo’. Ela ficou confusa, mas disse-lhe o anjo: ‘Não tenhas medo, Maria, porque estais na graça do Senhor. Conceberás um filho a quem porás o nome de Jesus. Ele será filho do Altíssimo e o seu Reino não terá fim”.
Outro aviso de Gabriel é dado a José, marido de Maria, a quem o Senhor confiou a Sagrada Família. Ele é alertado com a chamada de um anjo, que lhe apareceu em sonho, conforme citado em Mt 1, 18-21: “... , eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela foi gerado é do Espírito Santo. E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.
O aviso do nascimento do Menino Jesus aos pastores é um episódio da Natividade, descrito nos versículos 8-20 do segundo capítulo do Evangelho de Lucas. “E, de repente, apareceu o anjo dizendo:” ... vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: hoje, na cidade de Davi, vos nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2,10-11).
Depois de anunciado o nascimento de Jesus Cristo, a Bíblia registra que uma multidão dos exércitos celestiais apareceu no céu louvando a Deus. A boa notícia para a humanidade, é acompanhada por outra: “...que a paz esteja sobre a Terra”. "Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra aos homens de boa vontade (Lucas 2, 14)".
Em todas as narrativas da Natividade, os anjos tiveram participação ativa no nascimento do Menino Deus, fato que contribui para o aprofundamento de nossa fé neste mistério! Nesta emissão natalina, os Correios destacam a figura do Arcanjo Gabriel, trazendo-o para o nosso tempo, anunciando a todos novos horizontes, com caminhos marcados pela esperança e pela paz.
Por sua função de Mensageiro de Deus, os Correios decidiram por aclamar o Anjo Gabriel como o seu Padroeiro, em vista de sua missão de “fornecer soluções acessíveis e confiáveis para conectar pessoas, instituições e negócios, no Brasil e no mundo”.
Motivados por sua missão e pelos anúncios de São Gabriel, os Correios desejam um Feliz Natal e Boas Festas a todos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário