terça-feira, 25 de outubro de 2016

Petição ao Presidente dos Correios do Brasil - Leia e assine - Vamos chegar a 1.000 assinaturas

Presidente dos Correios:

NÃO AO SUCATEAMENTO DA FILATELIA
Esta petição está esperando pela aprovação da Comunidade da Avaaz.
Presidente dos Correios: NÃO AO SUCATEAMENTO DA FILATELIA
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Clique no link abaixo e assine a petição: Não ao sucateamento da Filatelia:
https://secure.avaaz.org/po/petition/Presidente_dos_Correios_NAO_AO_SUCATEAMENTO_DA_FILATELIA/?cHiVafb

Por que isto é importante

Petição ao Presidente dos Correios
NÃO AO SUCATEAMENTO DA FILATELIA



Após anunciar que a partir do dia 31 de dezembro de 2016, 13 agências 
filatélicas serão fechadas em todo o Brasil, chega‐nos a informação 
oficial de que a versão impressa da Revista COFI (Correio Filatélico) 
não mais circulará. Para amenizar, com uma desculpa que carece de maior confiabilidade, anunciaram que a revista será distribuída on‐line, mas que este novo formato ainda não tem data previsão de início. 


Estamos assistindo a um triste sucateamento da 

Filatelia por parte dos Correios. A impressão que fica é a de
que algumas pessoas "aculturadas" querem acabar com a Filatelia. Por 
não terem o devido interesse e conhecimento do significado da Filatelia enquanto manifestação cultural e ferramenta auxiliar para a educação, querem rebaixá‐la a um status menor. A Filatelia é parte importante do negócio de diversas administrações postais em todo o mundo, mas aqui não se investe e nem se aproveita este potencial de vendas dentro e fora do país com uma boa política de emissões e produção de produtos filatélicos, cuja qualidade é duvidosa, caro, mal distribuído em sua rede de varejo, pouco atrativo para jovens e adultos e inseguro a julgar pela quantidade enorme de falsificações. 



Pensando em termos comerciais, o que te parece em vender ao usuário um direito a um serviço que não será utilizado? Parece ser um bom negócio, não é mesmo? Claro, se eu compro um selo postal que poderia ser utilizado para enviar uma carta para o outro lado do mundo e resolvo não utilizar o serviço (e simplesmente guardá‐lo em um álbum  para colecioná‐lo) dou à administração postal uma ótima margem de lucro.

Portanto, quando os correios vendem um selo novo, que não será circulado, vendem um "bem cultural", pois o selo postal  traz informações importantes sobre a fauna e a flora de um país, sobre seus vultos célebres, suas riquezas minerais, etc. No entanto a alegação para o fechamento de várias agências filatélicas é de que não lucro! Como 
assim? 



Tenho visto ao longo dos anos, os trabalhadores das agências filatélicas serem dedicados, atenciosos, dando o melhor de si e, comprometidos com esta consciência de que Filatelia é sobretudo educação e cultura. No entanto, estes trabalhadores não podem fazer milagres diante da falta de investimento em recursos humanos, numa estrutura pouco inteligente e imposta de "cima para baixo". O problema está em Brasília e não nos Estados.



Quanto mais os Correios investirem em Cultura, mais os produtos Sedex e  Pac ganharão com isso porque gozarão de uma imagem mais positiva perante o consumidor do serviço postal. Queremos que a 

administração postal brasileira escute e estabeleça um diálogo 
construtivo com a comunidade filatélica, a fim de que a empresa 
encontrar soluções mais inteligentes, aliando a necessidade de ser mais rentável com o fomento da cultura.



Clubes, filatelistas, comerciantes, jornalistas filatélicos e 

fabricantes de materiais filatélicos devem se unir neste momento para 
tentar reverter este cenário. Já começaram os protestos de norte a sul. 
É agora ou nunca. Não podemos parar. Vamos enviar cartas, 
telefonar, fazer abaixo‐assinados e encher a caixa de e‐mail deles até 
que alguma coisa seja  feita.

Criado por Marcos B. 

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