domingo, 20 de novembro de 2016

GeoPark Araripe - Ceará-Brasil

SOBRE SELOS
Os selos apresentam, sobre um fundo fosco, duas imagens perfeitas de fósseis de insetos, que foram encontrados no GeoPark Araripe e representam, singelamente, a riqueza de sua diversidade natural. No primeiro selo é mostrada uma libélula, cuja imagem foi condensada, em detalhes, na rocha. No outro selo, em completo estado de conservação, visualiza-se a imagem fossilizada de uma mariposa. Em cada um dos selos, é apresentada a logomarca do GeoPark Araripe, elaborada a partir de um contorno estilizado de parte da Pangeia, o antigo continente único, com a América do Sul e a África ligadas. Foram utilizadas as técnicas de fotografia e computação gráfica.

Lançamento 21 .11.16 - Dimensões 40 x 30 mm - Foto Marcos Nascimento
GEOPARK ARARIPE
Nesta emissão, os Correios apresentam o GeoPark Araripe, abordando a importância biológica, geológica e paleontológica desse fantástico universo natural do nordeste brasileiro. Criado em 2006, é o primeiro geoparque nas Américas reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO
.
Patrimônio Paleontológico
O território de 6 (seis) municípios que compõem o GeoPark Araripe tem uma história natural de milhões de anos, cujas paisagens foram marcadas pela junção e separação (ainda em curso) entre a América do Sul e a África. Uma história que viu a estruturação geológica da maior bacia sedimentar interior do território brasileiro, a bacia sedimentar do Araripe, que recebeu a influência de águas marinhas, cuja relação deixou testemunhos únicos nas telas rochosas desse verdadeiro museu a céu aberto.
Assim, no GeoPark Araripe, projeto da Universidade Regional do Cariri (URCA) estão dois dos principais depósitos fossilíferos do Brasil e do mundo: as formações Crato e Romualdo, com incríveis exemplares expostos no Museu de Paleontologia da URCA.
Na Formação Crato, constituída principalmente por calcários laminados, são encontrados os mais variados grupos de seres vivos, como também é abundante o número de fósseis por metro quadrado, bem preservados com tecidos moles, comprimidos ou em forma de impressões.
A Formação Romualdo é constituída por folhelhos com níveis de concreções carbonáticas, nas quais, em muitas delas, são encontrados fósseis, a maioria peixes, e também, conta com a presença incrível de pterossauros, quelônios, crocodilomorfos, dinossauros e plantas.
Juntas, essas formações são consideradas um Konservat Lagerstätte, ou seja, seus estratos apresentam fósseis em excelente estado de preservação, e compõem parte do singular patrimônio natural do Cariri cearense, cuja conservação faz parte dos objetivos básicos do GeoPark Araripe.
Fóssil de Libélula
A libélula, símbolo do Museu de Paleontologia da URCA, em Santana do Cariri-CE, é um dos mais belos e impressionantes fósseis que compõe o acervo desse museu e é um verdadeiro ícone do GeoPark Araripe e da paleontologia brasileira.
No passado, há pelo menos 120 milhões de anos, no entorno de um grande lago, diversas espécies de libélulas planavam sobre suas águas. Os fósseis de libélulas da Formação Crato, são extremamente semelhantes às libélulas encontradas na Chapada do Araripe nos dias de hoje. Esses insetos fazem parte do grupo Odonata, que possui um ciclo de vida estreitamente ligado aos corpos d’água e que surgiu no Paleozoico, conservando, até hoje, as mesmas características morfológicas gerais.
Fóssil de Mariposa
As mariposas, conhecidas cientificamente como Lepidoptera, já voavam pelos ares da região que hoje é o Cariri no Cretáceo Inferior, principalmente durante a deposição dos calcários laminados da Formação Crato. Fósseis de Lepidoptera são extremamente raros nessas rochas, sendo que a grande maioria dos fósseis encontrados são de asas isoladas.
Dessa forma, esse belíssimo exemplar do Museu de Paleontologia da URCA é único devido à preservação excepcional de todo o corpo do animal, inclusive com partes delicadas, como as antenas. O mais extraordinário desse fóssil é a preservação do padrão de cor das asas da mariposa.
Álamo Feitosa Saraiva
Coordenador do Laboratório de Paleontologia
(Ciências Biológicas/URCA)
Flaviana Jorge de Lima
Laboratório de Paleontologia da URCA
Marcelo Martins de Moura Fé
Diretor Executivo do GeoPark Araripe
Laboratório de Geomorfologia e Pedologia (DEGEO/URCA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário