quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

1º de Dezembro - Dia do Numismata

Numismatas, Parabéns pelo seu dia!

Existem muitos porquês pela escolha da data - 1º de dezembro.
As justificativas, apresentadas abaixo, estão registradas em diversas literaturas que remetem à reunião da Sociedade Numismática Brasileira, realizada em 1934.


D. Pedro I foi coroado como Imperador do Brasil, em primeiro de dezembro de 1822, iniciando uma nova fase na história do Brasil independente. Neste dia se deu o lançamento da primeira moeda do novo regime, conhecida como "Peça da Coroação" de 6.400 réis. Considerada a peça mais valiosa e rara da numismática brasileira (cunhadas apenas 64  peças), clique em "Peça da Coroação" e conheça mais sobre a moeda.

Ordem Imperial do Cruzeiro
No calendário católico, comemora-se em primeiro de dezembro o dia de Santo Elói (ou Elígio), nasceu em 588 e morreu dia primeiro de dezembro de 659. Bispo, marceneiro, escultor modelista, ourives e mestre na cunhagem de moedas. É considerado protetor dos ourives e de todos que trabalham com metal.
Decreto assinado por D.Pedro I substituiu a Coroa Real do Escudo das Armas  pela Coroa Imperial e, nesta mesma data (primeiro de dezembro,) foi criada a Ordem Imperial do Cruzeiro, sendo a primeira ordem honorifíca genuinamente brasileira.
Santo Elói






No calendário católico, comemora-se em primeiro de dezembro o dia de Santo Elói (ou Elígio), nasceu em 588 e morreu dia primeiro de dezembro de 659. Bispo, marceneiro, escultor modelista, ourives e mestre na cunhagem de moedas. É considerado protetor dos ourives e de todos que trabalham com metal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário