quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

300 Anos do Encontro da Imagem da Nossa Senhora Aparecida - Medalha

As peças foram cunhadas em prata, prata dourada e bronze, possuem diâmetro de 50 mm e peso de 60g (prata) e 55g (bronze). A emissão é da Casa da Medalha e a produção da Casa da Moeda do Brasil.

Anverso: No centro, imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, tendo na parte inferior os anos: 1717/2017. Contornando a orla, as legendas: RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL / SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA.


Reverso: A celebração jubilar dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul é uma festa decorrente de uma Terra que nasceu sob o signo cristão.
O primeiro nome “batizado” pelos colonizadores cristãos foi “Terra de Santa Cruz”.

O nome recebido mais tarde de “Brasil”, já é um “nome comercial”, proveniente da extração da grande quantidade de madeira assim apelidada. Portando, temos ao centro uma cruz e os dois nomes dessa Terra: “Terra de Santa Cruz e Brasil”. Atravessando a cruz uma barca (piroga) faz referência à Igreja criada pelo Cristo e sua apostolicidade e, também, à barca dos pescadores que encontram a imagem de Nossa Senhora em meio a um grande número de peixes, seu primeiro milagre. Três peixes referem-se aos cristãos que só têm vida nova nas águas do Cristo, assim como, o peixe é símbolo da fartura, de dinamismo e recomeço de vida. Uma “rede de pesca” sai da cruz lembrando aos brasileiros sua pertença a esses fundamentos.
A água em ondas significa a vida em movimento (missão) pela ação do Espírito Divino, seu sopro, nesta “Terra de Santa Cruz”.
 
Criação, layout e texto reverso: Cláudio Pastro: José Carlos Braga
Modelagem anverso: Nelson Carneiro 
Modelagem anverso: Erika Takeyama
Emissão: 300
Título: 900 
 fonte das informações: transcritas do site clubedamedalha

Nenhum comentário:

Postar um comentário