quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

A Terra - Moeda da Lituânia

A peça numismática de concepção única foi emitida pelo Banco da Lituânia e é constituída por anel de perlucor (cerâmica transparente) cercada por um anel externo de prata. Em seu centro está inserido o mapa geofísico da terra, constituída por uma imagem curva de prata colorida.
Valor facial: 5 euros - Peso: 20 g - Peso: 14 g - Diâmetro: 40 mm - Metal: Prata 925
Tiragem de: 5 mil peças
Informações transcritas do site monetas.bank.lv/en/coins:

"A Terra é o terceiro planeta no sistema solar, contando a partir do centro, e o quinto maior e, o que é mais, o planeta mais denso neste sistema. Demora 365 dias e 6 horas para a Terra girar em torno do Sol. A Terra se formou há cerca de 4,54 bilhões de anos atrás a partir de uma concreção de uma nuvem de poeira cósmica. Com o seu campo magnético e a atmosfera que protegem contra a radiação solar e meteoritos menores, a Terra é única. É o único planeta conhecido em que há água na forma líquida. Isto resultou em vida para desenvolver lá, inclusive o Homo sapiens e milhares de outros seres vivos.
A Terra, apenas um pequeno grão de poeira no Universo, é a única casa para cerca de 7,5 bilhões de pessoas que podem desfrutar do seu céu azul e campos verdes; Suas florestas, montanhas, rios, lagos e mares; Seus glaciares, desertos e vulcões; Sua paz celestial e tempestades devastadoras. Uma coincidência especial de condições necessárias deu origem ao milagre, que é a vida.
A Terra simbólica no centro da moeda do coletor de Latvijas Banka "A Terra" aponta para seu lugar nos valores humanos e sua integridade existencial. A Terra como a jóia é cercada por um véu transparente diáfano. Ele representa o Universo onde o planeta Terra está flutuando como uma ilha de vida." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário