sexta-feira, 28 de abril de 2017

ESPÉCIES EXTINTAS - Romênia

Mudanças climáticas, caça excessiva, atividades vulcânicas intensa são algumas das causas que levaram a destruição grande parte da flora e fauna na Terra.
        Uma grande variedade de espécies de plantas e animais são classificados como ameaçados de extinção e outras tantas estão quase sendo extintas todos anos, mesmo antes que os biólogos possam identificá-las e categorizá-las.
       Os correios da Romênia através das emissões filatélicas trazem a temática "Especies extintas recentemente" com isso pretende dar o alarme sobre as mudanças climáticas e as responsabilidades que todos temos na proteção do planeta.
         Temos o dever de aprender com nossos erros passados para preservar as espécies que estão agora em perigo de extinção, porque, como a história mostra algumas décadas são suficientes para erradicar espécies que evoluiriam em equilíbrio com o nosso planeta por milênios. 
             O trabalho dos Correios teve a colaboração do Museu Nacional de História Natural "Grigore Antipa" na criação desta edição do selo postal. Informação site romfilatelia.
POMBO DE PASSAGEIROS OU POMBO SELVAGEM - Ectopistes migratorius
Espécie extinta de pombo que era endêmica na América do Norte, foram caçados pelos nativos americanos, mas a caça intensificou-se após a chegada dos europeus, particularmente no século XIX. A caça maciça, o fato de que a espécie produzia um único ovo, bem como a perda rápida de seu habit foram os principais razões para sua extinção. Martha, a última pomba de sua espécie em cativeiro, morreu de velhice em 1 de setembro de 1914, no Zoológico de Cincinnati.
TIGRE TASMANIANO ou LOBO TASMANIANO - Cynocephalus do Thylacinus
Originário da Austrália continental, Tasmânia e Nova Guiné, acredita-se que tenha sido extinto no século XX. A caça intensiva, encorajada pelas recompensas, foi apontada como a principal causa de seu desaparecimento, também devem ser considerados com as doenças e a invasão humana em seu habitat. 
O último tylacine prisioneiro, foi enviado ao jardim zoológico de Hobart em 1933,  onde viveu por três anos (morreu em 7 de setembro de 1936).
TIGREDE JAVAN - Panthera tigris sondaica
O Tigre de Javan era uma subespécie de tamanho menor comparado com as outras subespécies do continente asiático. Tigres e suas presas foram envenenados em muitos lugares quando seu habitat foi reduzido.
As florestas naturais foram cada vez mais fragmentadas após a Segunda Guerra Mundial para plantações de café e borracha. Durante o período de agitação civil depois de 1965, grupos armados retiraram-se para as reservas, onde mataram os restantes de tigres.
O último tigre foi avistado no Parque Nacional Meru Betiri, em 1976. Desde então, não foi registrado um único filhote neste último refúgio.
BAIJI - Lipotes vexillifer
Único representada da família Lipotidae, sendo uma espécie de golfinho de água doce, anteriormente encontrado apenas no rio Yangtze na República Popular da China.A população de Baiji declinou drasticamente com a industrialização da China quando fez uso pesado do rio para pesca, transporte e hidroelétricas.
Segundo as pesquisas feitas no rio Yangtze durante os anos 80, o Baiji é a primeira espécie de golfinho da história que os seres humanos têm levado à extinção.Informação site romfilatelia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário