domingo, 28 de maio de 2017

Aves Brasileiras: Soldadinho-do-Araripe, Pararu-Espelho e Rolinha-do-Planalto

A emissão dos três selos deverá ocorrer dia 19 de junho e os locais escolhidos para seu lançamento são Brasília-DF, Crato-CE, Foz do Iguaçu-PR, João Pessoa-´PB e Poços de Caldas-MG. 

As aves que fazem parte dessa emissão  estão ameaçadas de extinção e constam da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recurso Naturais das espécies ameaçadas.

Tão logo seja divulgado o edital de lançamento daremos conhecimento de seu conteúdo. 

As informações sobre as espécies Rolinha-do-Planalto e Soldadinho-do-Araripe foram transcritas do site:  "clikaki.com.br/aves-ameacadas-de-extincao-no-brasil"Já as relativas ao Pararu-Espelho foram transcritas do site "defensoresdanatureza.com.br".

As informações são meramente educativas não fazem parte do edital e ou, de publicação dos Correios do Brasil.
  • Columbina cyanopis (Blue-eyed Ground-dove) ROLINHA-DO-PLANALTO

É protegido pelas leis aqui do nosso país e possui várias ocorrências na Serra das Araras. Os parques nacionais daqui abrangem áreas relativamente grandes de habitats de prados aptos do cerrado, local de onde sobrevêm as Rolinhas-Brasileiras ou Rolinha-do-Planalto.

Devido a diminuição do Cerrado, a população dessa outra ave brasileira tende a diminuir cada vez mais. Já não possui muito, logo não existirão mais. População está estimada entre 50-249 índividuos.
Não se sabe o porque que estão em estado crítico de extinção, visto que a até recentemente, seu habitat era grande, a principal teoria é mesmo a diminuição do Cerrado.
  • Antilophia bokermanni (Araripe Manakin) SOLDADINHO-DO-ARARIPE

O Soldadinho-do-araripe é outro passarinho que habita a lista de animais que podem ficar extintos. Na escala, está como a Arara Azul: criticamente em perigo de extinção. Está nessa lista desde o ano 2000 e continua infelizmente até hoje.
No ano de 2006, a população estimada era de 800 indivíduos com base de dois anos consecutivos de censo.
A espécie começou a aparecer na lista em 1998 desde que encontradas nos municípios de Crato, Barbalha e Missão Velha, todas cidades da escosta do nordeste, na Chapada do Araripe, sul do Ceará.

  • Claravis godefrida  PARARU-ESPELHO
A Pararu-espelho mede aproximadamente 24 cm de comprimento e pesa entre 200 e 250 gramas. Para encontrá-la é preciso ir em florestas densas e taquarais, ás vezes estão em campos abertos, à procura de sementes de gramíneas após as queimadas, estão presentes da Bahia à Santa Catarina, no Brasil, a Argentina (Misiones) e Paraguai. Pode ser encontrada em regiões montanhosas de até 2.300 metros de altitude.
Elas gostam muito de comer Taquaras, sementes e frutos carnosos como o mamão.

Uma característica interessante da Pararu é sua relação com as sementes de taquaruçu, taquara e taquaris. O reaparecimento desta espécie, em algumas regiões, seja natural ou antropizada, se deve ao ciclo destas gramíneas, que ao produzirem suas sementes, contribuem para manutenção da dieta destas aves.
Existem hoje no Brasil, aproximadamente 200 Unidades de Conservação (UCs) no bioma de Mata Atlântica. Com esta numerosa quantidade de unidades, o sentimento de segurança torna-se influente a primeiro momento. Porém, a realidade muitas vezes, fica longe do esperado. Faltam remunerações dignas, guardas, veículos, meios adequados de comunicação, segurança e muitos outros recursos essenciais para tal tarefa. A ausência disso implica, na invasão para caça e coleta predatória de plantas e animais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário