quinta-feira, 11 de maio de 2017

Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá - Maximafilia

O máximo postal traz a emissão "Estrada de Ferro da Serra do Mar Paranaense, de 26 de julho de 2016. O poster é da Editora Paraná-Cart, K 2123 - "Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá". A peça filatélica faz parte do acervo do Dr. Aluísio Queiroga.

Estrada de Ferro da Serra do Mar Paranaense 
Informações transcritas do Edital 10 - 2016 dos Correios do Brasil
Selo que aparece no Máximo Postal

    "A Ferrovia Paranaguá-Curitiba, inaugurada em 2 fevereiro de 1885, percorre belas paisagens da Serra do Mar paranaense que conserva uma parte importante do que resta da Mata Atlântica brasileira. A ousadia dessa obra ainda é referência para a engenharia: são 110 km de extensão, treze túneis escavados na rocha, trinta pontes e trinta e oito viadutos, construídos em meio às montanhas por bravos trabalhadores.

         Importante destacar, também, a contribuição que a estrada de ferro

proporcionou para o desenvolvimento econômico e social da então província do Paraná. As mercadorias que antes eram transportadas por carregadores ou animais por meio das trilhas, passaram a ser transportadas pela ferrovia, entre o litoral, o primeiro planalto e outras localidades da Província. Ainda hoje, trens de carga com dezenas de vagões, deslocam milhares de toneladas de cereais e outros produtos de exportação.

       Quanto ao turismo, atualmente os trens de passageiros partem da Estação Ferroviária de Curitiba e têm como destino final a cidade de Morretes. Em três horas de viagem, os turistas podem apreciar a exuberância da Serra do Mar. Durante a viagem entre Curitiba e Morretes podemos destacar, além das imagens que compõe os selos, os seguintes pontos da ferrovia:


 • Túnel Roça Nova: túnel mais extenso da ferrovia, 457 metros, e situado a 955 metros de altitude;

 • Cachoeira Véu da Noiva: a bela cachoeira do rio Ipiranga tem esse nome por se assemelhar ao véu que cobre uma noiva, é facilmente visualizada dos vagões de trens e litorinas, esta última também chamada de automotriz;
 • Santuário Nossa Senhora do Cadeado: deste ponto da ferrovia, há uma bela vista do Maciço do Marumbi. Inaugurada em fevereiro de 1965, a capela foi construída para comemorar os 80 anos da ferrovia; 
• Ponte São João: é a ponte mais importante da ferrovia, com mais de 100 metros de extensão e vão central de 55 metros acima do rio São João. Atravessa a depressão entre os morros do Taquaral e o do Cadeado. Foi inaugurada em 1884, sendo considerada um patrimônio cultural do Paraná; 
• Viaduto Carvalho: trata-se do cartão-postal da ferrovia, com aproximadamente 84 metros de comprimento, assentando-se sobre pilares de alvenaria na encosta da própria rocha. Proporciona ao viajante a sensação de flutuar no espaço; 
• Conjunto Marumbi: localizado no Parque Estadual do Marumbi, cujo acesso só é possível de trem ou a pé, resguarda muitas outras riquezas da Mata Atlântica brasileira. Próximo à Estação Marumbi, há trilhas que marumbinistas (quem escala o Pico Marumbi) seguem para alcançar o pico de suas montanhas.

         Os Correios, em parceria com a Paraná Turismo, destacam, nesta emissão filatélica, um importante atrativo turístico do estado do Paraná, que além de estampar um pouco da história do transporte ferroviário no Brasil e da nossa engenharia, revela também, toda a exuberância da Floresta Atlântica.

PARANÁ TURISMO – PRTUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário