quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Saudade presença dos ausentes (Olavo Bilac)

P.P.Balsemão
A Associação Filatélica e Numismática de Brasília lamenta e informa a todos o falecimento do amigo e colaborador Sr. Pedro Pinto Balsemão ocorrido dia 17 de setembro de 2017, em São Leopoldo - RS.

A numismática brasileira está de luto pela passagem de um dos seus maiores incentivadores, contribuiu no aprimoramento e divulgação da história da moeda. Aos familiares e amigos de Balsemão nossas condolências.
AFNB - Diretoria

Em homenagem transcrevemos de seu blog "P.P.Balsemão" a autobiografia publicada em 10 de outubro de 2010:

"Ao iniciar meu Blog, estou me dando a conhecer aos que me honrarem com sua leitura. Nasci em 1931, na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul – Brasil. Me criei manuseando as moedas de Mil Réis. Assisti em 1942, então com 11 anos e cursando 0 3° ano primário a Reforma Monetária que mudou o Mil Réis para o Cruzeiro. 1967, veio o Cruzeiro Novo, já era adulto mas ainda não me interessava pelas moedas.
Daí vieram diversas reformas em nosso dinheiro e em 1989, como que num estalo, lá estava eu com uma porção de moedas a observá-las quando então, fui em busca de suas histórias. Foi aí que tudo começou. Desde então, não teve mais um dia em que não me envolvesse de uma maneira ou de outra com nossas moedas. Me filiei então a algumas entidades ligadas ao colecionismo. Já em 1995, organizei uma exposição na sede do Banco do Brasil, na cidade de São Leopoldo – RS, onde estive radicado por muitos anos. Viajei por algumas cidades do nosso interior, com esta exposição, mostrando aos interessados o nosso dinheiro, o dinheiro do Brasil. Está hoje esta vitrine fixada no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, na mesma cidade, pois assim decidi, lá seria o seu lugar doravante. Hoje me intitulo colecionador das moedas brasileiras e estudioso de toda sua história.

Sou gravador profissional (autodidata), estabelecido desde 1952 na cidade de São Leopoldo. Hoje estou aposentado e então me sobra mais tempo para me dedicar ao que eu mais gosto de fazer, entre outros, pois tenho mais um hobby que é o de cunhar moedas e medalhas raras. Assim me distraio com um tema muito emocionante. Em 2005 editei um catálogo do meu trabalho que intitulei: “Catálogo de Réplicas e Medalhas do Gravador Balsemão”. Ali publiquei todos os meus trabalhos até Novembro de 2004. Foi justamente aí que passei a ser mais conhecido tanto como colecionador como gravador de réplicas."
 P. P. Balsemão

Nenhum comentário:

Postar um comentário