quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Brasília Patrimônio Mundial - Lançamento na "Colecionar 2017"

SOBRE A MINIFOLHA
A minifolha com dez selos, dispostos em duas colunas, apresenta imagens que compõem a paisagem urbana de Brasília, que remetem à sua história e lhe dão identidade própria, tanto como capital da República como Patrimônio Mundial, ao mesmo tempo que a diferenciam de outras urbes por suas peculiaridades. Estão retratados o “foguetinho” do Parque da Cidade D. Sarah Kubitschek, o Museu Nacional de Brasília, com suas linhas futurísticas, os vitrais exclusivos do Santuário Dom Bosco, o Obelisco Militar de Brasília, na entrada do Quartel General do Exército Brasileiro, a Fonte Luminosa em frente à Torre de TV, a praça do Cruzeiro, marco de fé da fundação da Capital, o histórico Hotel Brasília Palace, o primeiro da cidade, o Estádio Nacional Mané Garrincha, as alças de acesso às superquadras, carinhosamente chamadas de “Tesourinhas” e os “Cobogós”, característicos dos primeiros edifícios residenciais. A minifolha apresenta ao fundo a imagem de um pôr do sol, no Eixo Monumental, tendo à esquerda a silhueta do Monumento JK e à direta o logotipo dos 30 anos do título da UNESCO, Patrimônio Cultural da Humanidade. Na margem inferior da folha, os logos da Exposição Brasileira – BRAPEX 2017, Exposição Internacional – Brasília 2017 e da Exposição de Multicolecionismo - Colecionar 2017. Na criação da arte foram utilizadas fotografias e computação gráfica.

Lançamento 24 de outubro de 2017 -  Fotos Lula Lopes
Texto descritivo do Edital
Brasília – A primeira cidade moderna e a mais
nova a ser declarada Patrimônio Mundial da
Humanidade
Brasília é uma cidade que surpreende. E desde que nasceu, em 21 de abril de 1960. Com apenas 27 anos de vida, por exemplo, recebeu, da UNESCO, o título de Patrimônio Mundial da Humanidade. É a mais nova e a primeira cidade moderna a receber esse título.

Idealizada por Juscelino Kubitschek, Brasília é uma obra-prima da arquitetura moderna. Sua concepção é fruto da genialidade do urbanista Lúcio Costa e do arquiteto Oscar Niemeyer. E tem mais, a nossa cidade é repleta de obras de artistas como Athos Bulcão, Burle Marx, Alfredo Ceschiatti, Marianne Peretti, Bruno Giorgio, entre outros, mais atuais, como Darlan Rosa e Ralfe Braga, que fazem daqui um lugar sem igual no mundo.
E em 2017, o feito histórico de ser considerada Patrimônio Mundial da Humanidade está completando 30 anos. Isso é, por si só, motivo para se comemorar. E nada melhor que essa parceria com os Correios e a Exposição Colecionar 2017 para eternizar esta data, registrada nesses 10 selos.
Com esses selos postais, cada carta vai levar a beleza de nossa cidade para os quatro cantos do Brasil. Aliás, do Brasil apenas não. A gente deseja que eles sejam enviados para os cinco continentes.
E que essas imagens, com as linhas, as curvas e, claro, o famoso céu de Brasília, sejam um convite para as pessoas do mundo inteiro conhecerem uma das cidades mais surpreendentes da história.
Venha você também se surpreender com Brasília!
Jaime Recena
Secretário Adjunto de Turismo
DETALHES TÉCNICOS
Edital nº 12 Fotos: Lula Lopes Processo de Impressão: ofsete Papel: cuchê gomado Minifolha com 6 selos Dimensão da minifolha: 210mm x 148mm Valor facial: R$2,00 cada selo Tiragem: 30.000 minifolhas Área de desenho: 40mm x 30mm Dimensão do selo: 40mm x 30mm Picotagem: 11,5 x 12 Data de emissão: 24/10/2017 Local de lançamento: Brasília/DF Impressão: Casa da Moeda do Brasil Item filatélico: envelope de 1º Dia de Circulação

Nenhum comentário:

Postar um comentário