domingo, 25 de março de 2018

Brasil Livre de Febre Aftosa

Os Correios registram por meio dessa emissão o reconhecimento internacional de uma conquista do agronegócio nacional. Em 2018 o Brasil receberá em Paris a certificação de todo o rebanho nacional livre de febre aftosa, após a erradicação, em 2017,  das últimas áreas onde ocorria a zoonose (partes dos estados do Amazonas, Amapá e Roraima), o que contribuirá para ampliar os mercados internacionais às carnes brasileiras, gerando benefícios e crescimento ao setor agropecuário do País.
A febre aftosa é uma doença infecciosa causada por vírus que atinge animais de cascos bipartidos, como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos.
O vírus da febre aftosa é altamente contagioso e pode rapidamente infectar grande número de animais, causando perdas de produção e, principalmente, sérias restrições comerciais e danos econômicos.

O selo traz a imagem de um exemplar de gado zebu que representa mais de 80% do rebanho bovino nacional. O verde do campo, o azul do céu e o amarelo do sol remetem às cores da bandeira brasileira. Outro detalhe é o brinco da orelha do boi, que garante sua rastreabilidade, com registro da genealogia desde o seu nascimento até o final da sua vida. Fotografia e computação gráfica foram utilizadas na edição dessas imagens.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, foi o parceiro dos Correios na emissão desse selo, que entrará em circulação em 2 de abril próximo. O valor é o de 1º Porte da Carta Comercial (R$1,85). (Texto de autoria dos Correios do Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário