segunda-feira, 16 de abril de 2018

Homenagem à Biblioteca Postal - Brasil

SOBRE O SELO
Em primeiro plano, a imagem do selo apresenta um livro aberto de onde surgem alguns itens utilizados nas operações realizadas pelos Correios: sacolas e malas postais, caixas de correspondências residenciais, caixas de coleta, antigas e atuais, carimbos datadores e correspondências. Os objetos que pairam sobre o livro representam as diversas atividades postais executadas ao longo do tempo, cujos procedimentos estão documentados e disponíveis para consultas e estudos na Biblioteca Postal em Brasília. Ao fundo, uma estante de livros remete ao acervo da história e dos registros de operações realizadas pelos Correios, desde a sua fundação, ainda no tempo do Império, até os dias de hoje. Foram utilizadas as técnicas de desenho a lápis H, 2B e 3B e computação gráfica e as cores foram usadas com o intuito de passar antiguidade e modernidade através dos tempos. Vívia Ferreira é ilustradora e estudante de Design Gráfico no Centro Universitário IESB e seu portifólio pode ser visto em www. behance.net/vivialferreira.

Arte: Vivia Ferreira - Dimensões selo 40 x 30 mm - Data Emissão: 04/05/2018
Texto descritivo do Edital
HOMENAGEM À BIBLIOTECA POSTAL
A Biblioteca Postal, vinculada ao Museu Correios, está sediada em Brasília, desde 1980. Nem sempre foi assim. O passado conta o contrário. A Biblioteca “nasceu” primeiro no Rio de Janeiro, tendo sido constituída pelo Decreto nº 9.912-A, de 26 de março de 1888, no inciso 12 do art.103, e somente um ano depois surge o Museu como anexo ao seu espaço.
Já nas primeiras décadas do século XX, observa-se a existência de outras bibliotecas nas estruturas administrativas estaduais dos Correios, cuja função era a guarda de obras, jornais, boletins, anuários, tanto nacionais como estrangeiros, principalmente sobre serviços postais.
No momento da criação do Departamento de Correios e Telégrafos - DCT, em 1931, solicitava-se dos dirigentes uma maior atenção para que a biblioteca cumprisse seu papel como centro da cultura. A história demonstra que tal fato ocorreu com a publicação do Decreto nº 51.902 de 1963 que definiu as competências da biblioteca do DCT com maior nível de importância e complexidade, tendo por finalidade oferecer aos servidores do Departamento elementos para consulta de assuntos técnicos e legislação que se relacionava com os serviços postais e telegráficos.
O final da década de 60 é marcado pela transformação do DCT em Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT e as décadas seguintes evidenciam grandes avanços quanto a prestação do serviço de correios. Esse avanço fica evidente também devido ao expressivo investimento em educação com o estabelecimento de novos Centros de Treinamento e a criação da Escola Superior de Administração Postal. Estas unidades eram equipadas com bibliotecas que contribuíam na formação e capacitação da comunidade de empregados, clientes, fornecedores e parceiros da ECT.
Carimbos de bibliotecas, registrados no atual acervo bibliográfico dos Correios, comprovam o legado das bibliotecas criadas e extintas nas unidades centrais e regionais no decorrer desses 130 anos.
Com a transferência do Museu para Brasília, na década de 80, a biblioteca à ele vinculada se especializou como uma unidade de caráter essencialmente postal e telegráfico, caracterizando-se como uma rica fonte de pesquisa histórica.
Seu acervo é composto por documentos bibliográficos, dentre eles, obras raras como a Coleção das Decisões do Império do Brasil, periódicos da União Postal Universal - UPU, Revista Telegráfica Brasileira e Boletins de Filatelia, bem como materiais especiais produzidos pelos Correios que estão disponíveis para empréstimo local.
Em 2017, a implantação de um sistema de busca informatizada unificou o acesso do público em geral aos acervos da Biblioteca Postal e demais bibliotecas da Empresa que estão localizadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e em Brasília, na Universidade Correios. Juntos formam a rede Saber+ com um universo de 60 mil exemplares bibliográficos disponíveis para pesquisa on line (https://apps.correios. com.br/biblioteca).
Os Correios, com esta emissão, reconhecem a importância da Biblioteca Postal e a dedicação daqueles que, ao longo dos seus 130 anos, tem contribuído para o processo de construção do conhecimento e preservação da memória da empresa e do país.
Camila Alves de Sena
Bibliotecária - Correios


Nenhum comentário:

Postar um comentário