sexta-feira, 4 de maio de 2018

Bicentenário da Aclamação de D. João VI - Série Brasil 200 Anos de Independência

Data lançamento: 16 de maio de 2018
SOBRE O SELO
Essa emissão é a segunda de uma série de seis, denominada "Brasil, 200 anos de Independência", uma parceria entre a Câmara dos Deputados e os Correios que se iniciou em 2017, com o bicentenário da vinda de Dona Leopoldina. A Série se estende até 2022, coincidindo com as festividades dos 200 anos da Proclamação da Independência do Brasil.

Nesta edição de 2018, comemoramos a Aclamação de D. João VI como Rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Na parte superior do selo a inscrição "Brasil, 200 anos de Independência". O uso das cores de um nascer do sol remetem ao  alvorecer de uma nação.

Em seguida, a imagem de D. João VI , na pintura de José Leandro de Carvalho, do acervo do Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro e, abaixo, a inscrição “D. João VI e a construção do Brasil”.

Primeiro e único rei europeu coroado na América, D. João VI traz para a colônia o status de Reino, atraindo o foco do mundo de então para esse imenso e riquíssimo território do Brasil.

Em sua chegada ao país, o futuro monarca promove, de imediato, uma série de atos de incisiva importância na construção do Brasil como nação, que a partir daquele momento estaria aberto para o mundo. Fonte Correios

Nenhum comentário:

Postar um comentário