quarta-feira, 30 de maio de 2018

Postal do Anhangabaú é rótulo de cerveja artesanal.

Um postal mostrando o Vale do Anhangabaú, com destaque para o Viaduto do Chá, da minha(*) coleção de cartões-postais, foi reproduzido no rótulo da cerveja PAULISTÂNIA - VIADUTO DO CHÁ. Essa empresa de cervejas artesanais já tinha outros produtos, homenageando lugares da capital paulista como o Museu do Ipiranga, o Pátio do Colégio etc, resolveu criar uma cerveja homenageando o Viaduto do Chá.
 Postal: Vale do Anhangabaú - Viaduto do Chá
 Ano 1950 - Editora Cromocart
Cerveja Paulistânia

Pesquisaram na Internet e encontraram a imagem de um postal que se adequava ao que eles queriam. Era um postal dentre os vários que estão num site chamado "Opera Mundi". Viram que constava ser da minha coleção e enviaram mensagem por e-mail perguntando se poderiam utilizá-lo na cerveja a ser lançada. Respondi que autorizava, escaneei o postal original em alta definição, mas mencionei que deveriam entrar em contato com a empresa produtora, para obter os direitos de reprodução em um produto comercial. O postal é de 1950 e a empresa CROMOCART ainda existe em São Paulo, embora não produza mais postais há muitos anos. A editora autorizou o uso da imagem e a cerveja foi produzida e lançada num evento no EATALY, na capital paulista, no dia 12 de maio de 2018. Fui convidado e compareci ao lançamento.



É uma cerveja clara, do tipo American Hope Lager, contendo traços de erva mate na composição, junto com malte e lúpulo. Tem 5 graus alcoólico.

Não é a primeira vez que alguns postais da minha coleção são reproduzidos em livros, revistas, jornais e até em produtos. Uma vez cedi uma imagem de um postal antigo para o rótulo de um panetone vintage que homenageava o Rio de Janeiro. Há algum tempo cedi 10 imagens de postais de Paris de 1900 a 1910, época que Santos Dumont viveu na capital francesa. A autora, jornalista Marleine Cohen, reproduziu-os no livro "Sim, sou eu, Alberto", da Editora Globo. Também cedi postais para livros de João Gerodetti e Carlos Cornejo, na série "Lembranças de...", livros ilustrados exclusivamente por postais antigos de inúmeros colecionadores. E vários outros jornalistas e historiadores.

Minha coleção atualmente tem mais de 220.000 exemplares do mundo inteiro, frutos de
30 anos de colecionismo. Muitos adquiridos em viagens, outros trocados em intercâmbios com dezenas de colecionadores, também recebi muitas doações de colecionadores desistentes. 

Uma coleção de cartões-postais é uma verdadeira janela para o mundo, neles podemos pesquisar história, geografia, usos e costumes, modo de vida, arquitetura, urbanização, meios de transporte e uma infinidade de temas.

Autoria: (*) José Carlos Daltozo, associado da AFNB, colecionador de cartões postais, jornalista e historiador (MTb 32709-SP)
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário