sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Série América - Animais Domésticos - BRASIL

SOBRE OS SELOS
A estampa de selo apresenta 30 fotos de animais de estimação – pets. A folha de selo foi composta por 15 cães, 10 gatos, um coelho, um peixe, uma galinha, um trio de periquitos australianos e uma calopsita. As técnicas utilizadas foram fotografia e computação gráfica.

Texto descritivo do Edital
Animais Domésticos - Pets
Animais domésticos, ou simplesmente pets, são animais de pequeno ou grande porte que podem conviver com seres humanos em seus lares. Os cães e gatos são os mais populares em todo o mundo, no entanto, não são os únicos. Hoje já existem outros ganhando espaços nas casas, como: peixes, porquinhos-da-índia, galinhas e coelhos; aumentando a cada dia a população mundial de pets. O universo de pets no mundo gira em torno de 1 bilhão, entre: cães, gatos, aves, peixes e outros. O Brasil ocupa, segundo dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), a segunda maior população de cães, gatos e aves canoras (aves que possuem um canto harmonioso) e ornamentais, e de acordo com dados do IBGE de 2013, a quarta maior população de animais de estimação.
Os pets, além de ocuparem lugar como membros da família, conseguiram também ter direitos aos espaços públicos, e a cultura Pet friendly (locais que aceitam a entrada e permanência de pets acompanhados de seus protetores) vem aumentando significativamente no país. Hoje existem parques com áreas exclusivas para eles, hotéis, bares, restaurantes, shoppings e vários outros estabelecimentos.
A União Postal das Américas, Espanha e Portugal – UPAEP, a qual a empresa Correios é membro, definiu, como motivo para emissão de selo postal em 2018, o tema Animais Domésticos. Diante disso, a Filatelia decidiu fazer um concurso de endomarketing com os empregados para o envio de fotos de seus pets. O objetivo era aproximar os empregados das emissões de selos postais, gerar satisfação no ambiente de trabalho, fortalecer laços, aprofundar a relação de compromisso com os resultados e o mais importante: ter a primeira folha de selos apenas com fotos de pets dos empregados da Empresa.
O concurso, algo inédito na Filatelia, foi um sucesso de adesão. Houve em torno de 1.700 fotos de pets recebidas, com imagens belíssimas, o que dificultou muito o trabalho da equipe para a escolha das imagens, restando, ao final, 30 imagens selecionadas. Tivemos representantes de grande parte dos cargos dos Correios, como: atendentes, carteiros, secretárias, analistas, advogados, analistas de sistemas, designer, arquitetos, médica, administrador, administrador postal, gerentes de agências, psicóloga e presidente. Tivemos representantes das cinco regiões brasileiras, o que confirmou a boa receptividade do concurso.
Com esta emissão, os Correios, por meio da Filatelia, deixou os selos postais mais atraentes, mas divertidos e mais próximos de seus colaboradores. A Filatelia Brasileira agradece a participação de todos os empregados e esperamos que outras oportunidades surjam, com novas parcerias de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário