segunda-feira, 13 de julho de 2020

Coronavírus - COVID-19 - Brasil

Sobre o Bloco 
A arte do bloco possui o mapa-mundi aplicado no fundo azul e verde, cores que remetem calma e esperança. Na parte superior estão elementos figurativos na forma do Coronavírus. Frases motivacionais estão escritas na vinheta. Os selos são ilustrados por detalhados elementos que compõe os seis tópicos abordados: meios de comunicação, principais sintomas da COVID-19, serviços essenciais, profissionais da saúde, ciência e tecnologia e unidades de terapia intensiva. O centro da vinheta ilustra a sociedade civil e contém ainda pictogramas com algumas recomendações de conduta durante a pandemia. Na parte inferior da vinheta, outros pictogramas complementando recomendações e prevenções. Finalizando, na base do bloco está inserida a frase “Seja consciente, seja responsável, seja solidário”, marcando o atual momento em que esta emissão está sendo lançada. Foi utilizada técnica de ilustração vetorial. fonte Edital 8/2020 dos Correios
Arte: Alan Magalhães - Dimensão do bloco: 200 x 150 mm -
Lançamento: 8 de julho de 2020

Clique na imagem para expandir
Combate à COVID-19
   Há quase 360 anos, o Brasil sabe que pode contar com os Correios em qualquer situação. Nesse momento em que o mundo se une para enfrentar uma ameaça global, não seria diferente: mesmo em meio à pandemia, os carteiros continuam cruzando as ruas de todo o país.
   E é por estarem presentes quando os brasileiros mais precisam, com uma rede de agências disponível em todo o país, que em 20 de março de 2020 o Governo Federal reconheceu os serviços postais como essenciais. Não é para menos. A logística do material viral do coronavírus, a distribuição de medicamentos, o apoio ao empreendedor com soluções para o e-commerce, o cadastro gratuito para recebimento do auxílio emergencial, além da entrega de cartas e encomendas... tudo passa pela empresa. 
   Para reafirmar o compromisso de ajudar no combate ao vírus, os Correios, em parceria com a OPAS, lançam seis selos com o motivo Combate à COVID-19. Porque nossa missão é aproximar os brasileiros de tudo aquilo que é essencial - e estar bem informado também é uma maneira de superarmos a pandemia.
     Em 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, na República Popular da China. Tratava-se de uma nova cepa (tipo) de coronavírus que não havia sido identificada antes em seres humanos.
       Quando esse novo coronavírus, responsável por causar a doença COVID-19, começou a se espalhar pelo mundo, a OMS declarou em 30 de janeiro de 2020 que a situação constituía uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional – o mais alto nível de alerta previsto no Regulamento Sanitário Internacional. 
    Os sintomas mais comuns da COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem apresentar dores, congestão nasal, dor de cabeça, conjuntivite, dor de garganta, diarreia, perda de paladar ou olfato, erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés. A maioria das pessoas tem sintomas leves e se recupera da doença sem precisar de tratamento hospitalar, mas qualquer um pode pegar a COVID-19 e desenvolver problemas sérios de saúde. 
     As medidas para proteger a si e aos outros são simples e eficazes: lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel, evitar tocar o rosto e cobrir a boca com o antebraço quando tossir ou espirrar (ou utilizar um lenço descartável e, após tossir/espirrar, jogálo no lixo e lavar as mãos imediatamente). 

      É também importante ficar a, pelo menos, de um a dois metros de distância de outras pessoas. Isso porque o vírus é propagado por meio de gotículas do nariz ou da boca que se espalham quando uma pessoa com COVID-19 tosse, espirra ou fala. A transmissão entre seres humanos ocorre quando alguém respira essas gotículas de uma pessoa infectada pelo vírus.
     Para responder de maneira eficaz ao surto de COVID-19, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a OMS estão prestando apoio técnico aos países. No Brasil, as ações são feitas para colaborar com os esforços das autoridades nacionais, estaduais e municipais, principalmente do Ministério da Saúde. Entre elas, estão o apoio ao aumento da capacidade de vigilância e diagnóstico, ao fortalecimento do rastreio dos contatos de pessoas infectadas com coronavírus, à tomada de decisão sobre endurecimento ou afrouxamento das medidas de distanciamento social, ao compartilhamento das evidências científicas mais recentes e inovadoras e à promoção da saúde mental durante a pandemia de COVID-19.
       Outra medida essencial é o combate à infodemia – ou seja, o excesso de informações (algumas precisas e outras não) sobre um problema, que dificulta a identificação de fontes e orientações confiáveis. Durante uma emergência de saúde pública, as infodemias podem espalhar informações erradas ou falsas e boatos. Também podem prejudicar uma resposta efetiva, bem como criar confusão e desconfiança nas pessoas no que diz respeito às soluções ou orientações para prevenir uma doença.    
      A emissão pelos Correios de seis selos informativos sobre a COVID-19, em parceria com a OPAS, é uma forte iniciativa para combater a infodemia. Por meio de desenhos simples, o material ressalta as recomendações para se manter saudável, como: higienizar as mãos e os objetos pessoais (a exemplo do celular), ficar em casa se possível, evitar aglomerações e contato físico, manter os ambientes arejados e não compartilhar objetos pessoais (como pratos e talheres) nem se automedicar. 
    As imagens também ressaltam a importância da ciência e tecnologia, principalmente neste momento de pandemia. Por ser um vírus novo, os seres humanos não têm imunidade natural para se proteger. Por isso, as pesquisas científicas são essenciais para o desenvolvimento de uma vacina contra COVID-19 e a identificação ou criação de medicamentos eficazes para tratar os pacientes e salvar vidas.
    Outro ponto destacado nos desenhos é o papel fundamental que os profissionais de saúde e os de outros serviços essenciais têm na manutenção da vida, na limpeza, na segurança, na alimentação e na entrega em tempo oportuno de produtos e alimentos. 
    Além disso, os selos chamam a atenção para a necessidade de ser ter consciência, responsabilidade e solidariedade no combate à COVID-19. Essa é uma mensagem chave, porque ninguém estará seguro desse vírus até que todas as pessoas estejam seguras. Se todos fizerem a sua parte, venceremos a COVID-19.

Organização Pan-Americana da Saúde/
Organização Mundial da Saúde no Brasil.

"Informações transcritas do Edital 8/2020"

Um comentário:

  1. Muito bom !!! Aplausos aos Correios !
    Preocupa-me muito a intencao de privatizarem os Correios. Sou contra, deve-se faze-lo eficiente, mas se continuar sem a roubalheira que os Governos anteriores fizeram continuara prestando servicos em todo o Brasil, que a iniciativa privada pensaria 2x em fazer, por nao ser lucrativo. Nos EUA os Correios sao estatais e penso que aqui tambem deve continuar a ser.

    ResponderExcluir