segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

José Bonifácio - Série Bicentenário Da Independência Do Brasil

Série comemorativa criada pelo da Clube da Medalha e cunhagem da Casa da Moeda do Brasil faz homenagem ao Patriarca da Independência José Bonifácio de Andrade e Silva, estadista que pela sua dedicação e contribuição histórica foi declarado oficialmente Patrono da Independência do Brasil (Lei 13.615 de 2018).

Metal: Prata - Diâmetro: 40 mm - Peso: 31,1 g - Emissão: 200 unidades
Criação: Gloria Dias - Modelagem: Erika Takeyama

Anverso: Ladeado pelos anos de 1822 & 2022 e ocupando o centro do anverso, predomina o portrait de José Bonifácio de Andrada e Silva.  Por sua incansável dedicação às causas que fariam do Brasil uma nação, ficou conhecido como Patrono da Independência. Acompanha a orla a legenda BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA • BRASIL, referente à efeméride.

Reverso: Predomina, em tampogra­fia, detalhe do quadro Sessão das Cortes De Lisboa (1922) de Oscar Pereira da Silva. Em destaque, cena do discurso dos irmãos Andrada, falas calcadas no documento redigido por José Bonifácio exclusivamente para nortear o pleito brasileiro por igualdade de direitos entre Brasil e Portugal. O corte da pintura na parte superior do reverso alude à iluminação, e na parte inferior, há composição com fita e a Ordem do Cruzeiro. No exergo, o texto Que V.M. fique e faça do Brasil um Reino feliz é trecho retirado da carta que José Bonifácio enviou ao Príncipe na qual tratava de aconselhá-lo a não retornar a Portugal. Acompanha a orla inferior a 1ª frase do Hino da Independência JÁ PODEIS DA PÁTRIA FILHOS. Informações transcritas do sítio do clubedamedalha.com.br.  #colecionismo #numismática

Nenhum comentário:

Postar um comentário