terça-feira, 29 de março de 2022

Ordem Imperial do Cruzeiro - Independência200Anos

 O dinheiro, o selo, o cartão (postal e o telefônico), o bilhete de loteria, a fotografia e tantos outros tipos de colecionáveis são importantes canais de comunicação que divulgam a cultura e a historia de um país. O processo de emancipação política de uma nação é um evento relevante e motivador para a escolha de uma temática para iniciar uma coleção. Neste ano do Bicentenário da Independência publicaremos diversos tipos de colecionáveis que contam a história da Independência do Brasil. #colecionismo #Independência200Anos # numismática

Ordem Imperial do Cruzeiro

"Com a Independência do Brasil, D. Pedro I criou a Ordem Imperial do Cruzeiro, em 1º de dezembro de 1822, para comemorar a sua Aclamação, Sagração e Coroação.

Ordem Imperial do Cruzeiro
Foi, assim, a primeira ordem honorífica genuinamente brasileira. Seu desenho partiu de modelo francês, mas seu nome e suas características basearam-se na "posição geográfica desta vasta e rica região da América Austral, que forma o Império do Brasil, onde se acha a grande constelação do Cruzeiro, e igual, em memória do nome, que sempre teve este Império, desde o seu descobrimento de Terra de Santa Cruz".

Era destinada a premiar brasileiros e estrangeiros e sua maior distribuição ocorreu no dia da Coroação e Sagração de D.Pedro I.

Aos agraciados não eram cobrados emolumentos, exceto o feitio da insígnia e o registro dos diplomas. Ficavam, porém, obrigados a dar uma joia qualquer, a seu arbítrio, para a dotação de uma Caixa de Piedade, destinada à manutenção dos membros pobres da Ordem, ou dos que, por casos fortuitos ou desgraças, caíssem em pobreza.

Anverso:
Estrela branca de cinco pontas bifurcadas e maçanetadas, assentada sobre guirlanda de ramos de café e fumo, e pendente da coroa imperial. Ao centro, medalhão redondo azul-celeste, com cruz latina formada por dezenove estrelas brancas, circundado por orla azul-ferrete  com a legenda "BENEMERENTIUM PRAEMIUM".

Reverso:
Igual ao anverso, com alteração no medalhão para a efígie de D.Pedro I, e na legenda para "PETRUS I - BRASILIAE IMPERATOR D". Fita e banda azul-celeste.

Graus: cavaleiro, oficial, dignitário grã-cruz."

Bibliografia: Transcrito do livro: Condecoração - Banco Central do Brasil - Divisão de Museu de Valores

Nenhum comentário:

Postar um comentário