quarta-feira, 31 de maio de 2017

Aves Brasileiras Soldadinho-do-araripe, Pararu-espelho e Rolinha-do-planalto

Os Correios divulgou o Edital  2/2017 que informa sobre a emissão de selos "Aves
Brasileiras - Soldadinho-do-araripe, Pararu-espelho e Rolinha-do-planalto com lançamento previsto para ocorrer 19 de junho de 2017. Transcrevemos as informações publicadas.
SOBRE OS SELOS
Os selos destacam três belas aves, em perigo crítico de extinção, existentes no território nacional: Soldadinho-do-araripe – Antilophia bokermanni, Pararu-espelho – Claravis geoffroyi e Rolinha-do-planalto – Columbina cyanopis (exclusivas do Brasil). Os selos retratam o singelo bucolismo dessas aves em seus ambientes naturais, focalizadas, nessa emissão postal, por sua raridade e exotismo. É mostrado, ainda, o logotipo da Birdpex 8, evento filatélico internacional, previsto para 2018, no Grão-Ducado de Luxemburgo. Foi usada pintura em tela para retratar as aves, e, nas folhas de selos, a técnica de computação gráfica.


Texto descritivo do Edital
Aves Brasileiras
Soldadinho-do-araripe, Pararu-espelho e Rolinha-do-planalto
Soldadinho-do-araripe,Antilophia bokermanni, é um passarinho exclusivo do Brasil, encontrado somente no sul do estado do Ceará, nos municípios de Barbalha, Crato e Missão Velha. Descoberto em 1996 e apresentado para a comunidade dois anos depois, é uma das aves mais ameaçadas do mundo. Vive em uma área muito pequena de mata úmida na encosta nordeste da Chapada do Araripe que está sob constante pressão de desmatamento, o que junto com o número reduzido de indivíduos conhecidos, o levou a ser categorizado como Criticamente em Perigo de Extinção.
De exuberante beleza, o macho é branco com a cauda e as penas de voo pretas, e com o topete e o alto da cabeça até o meio do dorso, vermelho. A fêmea, em contrapartida, possui o corpo todo esverdeado, com o ventre um pouco mais claro. Com aproximadamente 15 centímetros de comprimento e pesando cerca de 20 gramas, vive em altitudes entre 670 e 910 metros. Alimenta-se principalmente de frutos, mas pode também ingerir pequenos insetos.
É uma espécie extremamente dependente de florestas com córregos perenes, isto é, riachos cuja água não desaparece nos períodos de estiagem, uma vez que seus ninhos são construídos suspensos sobre os cursos de água. Como suporte para os ninhos, as fêmeas, responsáveis por construí-los sozinhas, utilizam uma variedade de onze diferentes espécies de árvores, sendo que também se alimentam dos frutos da maioria delas. Os ninhos são encontrados de novembro a março e geralmente cada casal tem dois filhotes por vez. Após saírem dos ovos, os filhotes de ambos os sexos são semelhantes à fêmea e permanecem no ninho durante duas semanas. Os filhotes vivem com os pais por cerca de dois anos, quando os machos começam a mudar suas penas para a plumagem adulta e são expulsos para então se distanciar e demarcar seu próprio território.
Assim como os outros representantes de sua família, os Piprídeos, o Soldadinho-do-araripe é uma espécie territorialista, o que quer dizer que marca e defende o território dos potenciais invasores, cantando e eventualmente agredindo o intruso com bicadas. Nunca são vistos em bandos.

Pararu-espelho, Claravis geoffroyi, é uma pomba da Mata Atlântica que intriga os pesquisadores, pois está desaparecida desde os anos 80. O macho tem coloração geral cinza-azulado e a fêmea é parda. Chegando a 23 centímetros de comprimento, o que a diferencia das outras espécies é a presença de três faixas transversais largas nas asas de cor castanho-escuro. Apesar de intensamente procurada, sem sucesso, por ornitólogos e observadores de aves desde seu desaparecimento, ainda não é possível considerá-la extinta.
Entretanto, acredita-se que, se ainda vive em vida livre, não deve ser representada por mais de 50 indivíduos em ambiente natural e esse número tão baixo a coloca na categoria de Criticamente em Perigo de Extinção, Possivelmente Extinta. Conforme dados históricos, vive em pequenos grupos e habita florestas densas e bordas de mata em terrenos montanhosos da Mata Atlântica. No período reprodutivo, coloca geralmente dois ovos, em arbustos. Da mesma forma que as outras pombas, alimenta-se de gramíneas, frutos, sementes e às vezes, insetos encontrados no chão da mata, mas seu alimento preferido são os frutos dos bambus. Trata-se de uma espécie dependente de taquarais ou bambuzais que frutificam simultaneamente. Há relatos, nas redondezas de Teresópolis no Rio de Janeiro, de bandos de 50 a 100 indivíduos de Pararu-espelho alimentando-se de diferentes espécies de bambus (taquaruçu, a taquara e a criciúma), nos meses de novembro e dezembro, quando estavam carregados de frutos. Essa dependência chama atenção porque os bambus frutificam de forma variável podendo passar anos sem dar nenhum fruto.
Historicamente, ela era encontrada desde o sul da Bahia até Santa Catarina, além da Argentina, Uruguai e leste do Paraguai. Embora os motivos de seu desaparecimento não sejam completamente conhecidos, a degradação da Mata Atlântica e, em particular, a redução dos taquarais foram fundamentais para a sua diminuição.
Infelizmente, ainda pouco se conhece sobre essa raríssima e quase extinta pomba. Embora durante as décadas de 80 e 90 tenha sido criada em cativeiro com certa facilidade, atualmente não se sabe de indivíduos cativos e, consequentemente, o conhecimento sobre seus cuidados acabaram se perdendo.

Rolinha-do-planalto, Columbina cyanopis, é uma pombinha endêmica do Brasil, o que significa que não ocorre em nenhum outro país, sendo uma exclusividade brasileira e uma das espécies de aves menos conhecidas de todo o mundo. Com cerca de 15 centímetros de comprimento, é quase toda castanha, semelhante à rolinha-comum, mas diferencia- se por apresentar a cauda, a cabeça e as asas avermelhadas, além de exibir manchas metálicas azuis nas asas e os olhos azuis. O macho apresenta o padrão geral de coloração mais escuro que a fêmea.
Habita o bioma Cerrado, mas os registros comprovados da ocorrência da Rolinha-do-planalto são historicamente escassos e muito espalhados geograficamente, nos estados de Goiás, Mato Grosso e São Paulo, de modo que seus últimos registros documentados eram de 1940. Foram 75 anos de completo desconhecimento sobre a espécie, o que resultou na sua categorização como Criticamente Em Perigo de Extinção e Possivelmente Extinta.
Após sua redescoberta, realizada em julho de 2015, pelo ornitólogo Rafael Bessa no interior de Minas Gerais, a espécie vem sendo intensiva e continuamente estudada e muito se tem aprendido acerca de sua história natural. Até pouco tempo acreditava-se que ela habitava os campos abertos e com gramíneas na região Centro-Oeste, um ambiente amplamente distribuído no Brasil o que tornava ainda mais difícil compreender a sua raridade. Entretanto, os estudos recentes, posteriores a sua redescoberta, começaram a esclarecer que ela vive em áreas de vegetação mais fechada e depende de um tipo de ambiente muito peculiar que compõe o Cerrado brasileiro. Uma fisionomia, como chamam os pesquisadores, rara e também pouco estudada, denominada de campo rupestre arbustivo. Por esse motivo, além do monitoramento dos doze indivíduos conhecidos de rolinha-do-planalto, os pesquisadores estão trabalhando para auxiliar na criação de uma unidade de conservação, buscando preservar além dessa raríssima espécie, o ambiente particular que ela ocupa e que também está sob ameaça de desaparecer.
Marina Somenzari
Bióloga – Cemave/ICMBio

segunda-feira, 29 de maio de 2017

100 Anos Lions Club International - Uruguai

Com o valor de $65 (pesos uruguaios) foi emitido selo comemorativo do centenário do Lions Club International em 28 de abril de 2017. 

domingo, 28 de maio de 2017

Aves Brasileiras: Soldadinho-do-Araripe, Pararu-Espelho e Rolinha-do-Planalto

A emissão dos três selos deverá ocorrer dia 19 de junho e os locais escolhidos para seu lançamento são Brasília-DF, Crato-CE, Foz do Iguaçu-PR, João Pessoa-´PB e Poços de Caldas-MG. 

As aves que fazem parte dessa emissão  estão ameaçadas de extinção e constam da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recurso Naturais das espécies ameaçadas.

Tão logo seja divulgado o edital de lançamento daremos conhecimento de seu conteúdo. 

As informações sobre as espécies Rolinha-do-Planalto e Soldadinho-do-Araripe foram transcritas do site:  "clikaki.com.br/aves-ameacadas-de-extincao-no-brasil"Já as relativas ao Pararu-Espelho foram transcritas do site "defensoresdanatureza.com.br".

As informações são meramente educativas não fazem parte do edital e ou, de publicação dos Correios do Brasil.
  • Columbina cyanopis (Blue-eyed Ground-dove) ROLINHA-DO-PLANALTO

sábado, 27 de maio de 2017

100 Anos da Copa da França de Futebol

Para celebrar o centenário do torneio de futebol "Copa da França" foi emitido selo comemorativo dia 22 de maio de 2017 pela La Poste.


sexta-feira, 26 de maio de 2017

Veículos Históricos dos Serviços Postais da República Checa

Emissão comemorativa da Ceska Posta datada de 15 de fevereiro de 2017 traz as imagens de dois veículos históricos que serviram os correios tchecos no início do século XX.

Estão representados o vagão postal ferroviário FK-1401 e o ônibus postal autocarro Skoda 606 DND modificado para o serviço postal. fonte: site ceskaposta
Dimensões: 40 x 23 mm - Designer: Petr Ptáček

O avião Aero A-14 CSA foi um biplano checoslovaco de treinamento e reconhecimento foram transformados, em razão das vibrações excessivas do motor, para o uso de transporte do correio aéreo na rota Praga-Bratislava. O selo teve o seu lançamento em 20 de janeiro de 2017.

Dimensões: 40 x 23 mm - Designer: Petr Ptáček

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Festival de Filmes Locarno - Suiça

O festival de Locarno é um dos mais antigos eventos do cinema mundial. Ocorre anualmente na cidade de Locarmo desde 1946. O principal prêmio é o Leopardo d'oro e é atribuído a categoria de melhor filme Neste ano em que se comemora o 70º aniversário do evento será realizado de 2 a 12 de agosto de 2017.

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Pássaro: Bee-eater - África do Sul

A bela série de selos emitidas pela SA Post Office têm como temática os pássaro comedores de abelha, Essa espécie é uma das mais bonitas e interessantes da África do Sul. 
        Estão representados o abelharuco, comedor de abelhas do carmim do sul, abelharuco, o comedor de abelhas europoeu e abelharuco de frente branca. Fotografia de Chris van Rooyn e design Philatelic Services.

Lançamento 18 de maio de 2017

terça-feira, 23 de maio de 2017

50 Anos do Gran Prix de F1 do Canadá - Emissão comemorativa

Para comemorar o cinquentenário do Grand Prix de Fórmula 1 no Canadá foi emito um bloco filatélico contendo dois selos de cada piloto, representando para cada década um piloto  que marcou a história do evento. Além do retrato aparece estampado a bandeira de seu país e uma imagem gráfica estilizada de seu carro. 

Os cinco mais famosos vencedores do Grand Prix do Canadá, são heróis nacionais em suas pátrias e lendas internacionais. Como grupo, eles ganharam 220 corridas de Grand Prix - 17 deles no Canadá - levaram 216 poles positions, 399 pódios e 16 Campeonatos Mundiais.

Lançamento 17 de maio de 2017

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Ayton Senna - Primeiro Dia de Circulação - Emissão do Canadá

Lançamento do Canada Post, data de emissão 16 de maio de 2017, dimensões do selo 190 x 112 mm. A emissão faz parte das comemorações dos 50 anos do Grand Prix de Fórmula 1 do Canadá.

Valente e destemido, o brasileiro Ayrton Senna é considerado um os maiores e mais influentes pilotos na história da Fórmula 1. Ele dominou as corridas de F1 entre meados dos anos 80 e início dos anos 90, acumulando várias vitórias em Grandes Prêmios e três Campeonatos do Mundo antes de morrer em um acidente de alta velocidade na F1 na Itália.  Seu espírito vive em Senna Corner - uma lendária de série de curvas nomeadas em sua memória no Circuito de Montréal Gilles-Villeneuve. fonte: site canadapost     

Carimbo descreve a roda de McLaren MP4/4 do carro do Ayrton - Montréal Quebeque
Grand Prix do Canadá de F1

domingo, 21 de maio de 2017

Champaran Satyagraha - Índia

Em meio às comemorações oficiais do centenário do Champaran Satyagraha - movimento compones que desempenhou um papel importante na luta pela liberdade da Índia - ressalta o lançamento do bloco filatélico comemorativo na primeira quinzena de maio de 2017.

sábado, 20 de maio de 2017

Humor Gráfico - Emissão Espanha

Desde 2014,  os Correios da Espanha dedica uma emissão anual em homenagem ao "Humor Gráfico". Este ano, a emissão homenageia o gênio Joaquim Salvador Lavado Badger, mais conhecido por Quino. 

Esta nova edição contém uma série de ilustrações de diferentes personagens que interagem em torno do selo com a Mafalda, personagem conhecido internacionalmente. Na parte superior do selo aparece uma ilustração do próprio Quino olhando com orgulho a sua obra.

A menina que odeia sopa e questionou o mundo adulto, apareceu pela primeira vez em 1964 no semanário Primera Plana de Buenos Aires e, mais tarde, o personagem consegue sua fama no jornal El Mundo, onde aparece por seis  na semana. fonte: site correos,es
Emissão de 31 de março de 2017

sexta-feira, 19 de maio de 2017

100 Anos Lions Club International - Austria

O lançamento acontece hoje, 19 de maio, e faz parte das homenagens dos correios da Áustria ao centenário do Lions Club International. 


quinta-feira, 18 de maio de 2017

Música da Gronelândia

A música tem uma importância fundamental na história e na cultura da Gronelândia. Por isso, foi dedicada uma série filatélica que deverá contar com a emissão de seis selos que refletem a música groenlandês. As três primeiras emissões tiveram o seu lançamento em 23 de janeiro e consideram a música numa perspectiva de um período de tempo, da dança de tambor a música de acordeão.


quarta-feira, 17 de maio de 2017

Aland - Veleiros

As ilhas de Aland constituem um arquipélago finlandês com cerca de 6.757 ilhas e ilhotas, situado no Mar Báltico. Os selos emitidos em 2 de fevereiro, pela Alan-Post, retratam os veleiros Mariehamn & Mermerus , designer de Allan Palmer. Os selos têm as dimensões  40 x 30 mm.

Máximos postais com os selos emitidos.

terça-feira, 16 de maio de 2017

História Postal 2017 - Hungria

A Magyar Posta lançou dia 4 de maio uma série de seis selos que contam a história postal do país emissor. A série comemora os 150 anos  dos correios da Hungria - Magyar Posta.

Designer: Barnabás Baticz - Tamanhos: 26 x 33 mm

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Espécies Ameaçadas 2017 - Emissão da ONU

Por mais de 20 anos a Administração Postal das Nações Unidas (UNPA) emitiu selos para destacar a necessidade de proteção de espécies ameaçadas de extinção em todo o mundo. A UNPA tem o orgulho de apresentar a coleção deste ano, com uma variedade de novas espécies adicionadas ou atualizadas nos apêndices da CITES em 2017 como resultado da COP17 World Wildlife Conference realizada em Johannesburg, África do Sul em 2016.
Para esta emissão de selos, a UNPA tem uma emissão conjunta de selos temáticos com a Romfilatelia (a empresa emissora de selos postais romenos).  Data de lançamento: 11 de maio de 2017  fonte: sítio unstamps.org/

Os selos de US $ 1,15 retratam as seguintes espécies ameaçadas de extinção:
  • Paroedura masobe (Gecko de Masobe)
  • Alopias spp. (Tubarão de Thresher)
  • Holacanthus clarionensis (Angelfish de Clarion)
  • Sclerocactus blainei (cacto de anzol de Blaine)
Os selos de CHF 1,50 retratam as seguintes espécies ameaçadas de extinção:
  • Rhampholeon spp. (Camaleões pigmeus)
  • Mobula spp. (Raio do diabo)
  • Adansonia grandidieri (Baobab de Grandidier)
  • Marmorata do Scaphiophryne (rã verde do burrowing)
Os selos de € 0,80 representam as seguintes espécies ameaçadas de extinção:
  • Capra caucasica (tur caucasiano)
  • Nautilidae spp. (Nautilus)
  • Siphonochilus aethiopicus (gengibre de Natal)
  • Lygodactylus williamsi (gecko anão de Williams)

sábado, 13 de maio de 2017

300 Anos da Maçonaria

Em 24 de junho de 1717, fundou-se a Grande Loja de Londres e Westminster, na Inglaterra. Teve início, assim, o que hoje chamamos de Sistema Organizado, ou Obediencial da Franco-Maçonaria tal qual hoje é conhecida. 

Para comemorar os 300 anos de sua fundação  a administração dos correios da Ilha do Homem programou o lançamento de peças filatélicas para a primeira quinzena de junho de 2017.  O conjunto de seis selos foram impressos com folha de ouro destacando-se a efígie da rainha, as palavras " Isle of Man" e os símbolos representativos da Maçonaria.



sexta-feira, 12 de maio de 2017

John F. Kennedy - 100º Aniversário de Nascimento

Para celebrar o centenário de nascimento do presidente John F. Kennedy - JFK  diversos países emitiram peças filatélicas em homenagem ao 35º Presidente dos Estados Unidos da América, nascido em 29 de maio de 1917.

SÃO VICENTE E GRANADINAS
LIBÉRIA
GUYANA
TUVALU

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá - Maximafilia

O máximo postal traz a emissão "Estrada de Ferro da Serra do Mar Paranaense, de 26 de julho de 2016. O poster é da Editora Paraná-Cart, K 2123 - "Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá". A peça filatélica faz parte do acervo do Dr. Aluísio Queiroga.

Estrada de Ferro da Serra do Mar Paranaense 
Informações transcritas do Edital 10 - 2016 dos Correios do Brasil
Selo que aparece no Máximo Postal

    "A Ferrovia Paranaguá-Curitiba, inaugurada em 2 fevereiro de 1885, percorre belas paisagens da Serra do Mar paranaense que conserva uma parte importante do que resta da Mata Atlântica brasileira. A ousadia dessa obra ainda é referência para a engenharia: são 110 km de extensão, treze túneis escavados na rocha, trinta pontes e trinta e oito viadutos, construídos em meio às montanhas por bravos trabalhadores.

         Importante destacar, também, a contribuição que a estrada de ferro

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Portugal - Mário Soares - 1924-2017

O lançamento da emissão filatélica em homenagem a Mário Soares ocorreu dia 28 de abril, data coincide com o aniversário do regresso do ex-Presidente da República do exílio, ha 43 anos.

A peça filatélica é composta por um selo de porte nacional até 20 g e um bloco filatélico com um selo no valor de 2 euros.



terça-feira, 9 de maio de 2017

Islândia - Filhotes de Animais Domésticos

As brincadeiras e exercícios são importantes para o desenvolvimento dos filhotes além de estreitar o relacionamento com o animal de estimação.
A emissão de 27 de abril traz as imagens de filhotes do gato doméstico e o da cabra que fazem a festa das crianças e dos adultos.


segunda-feira, 8 de maio de 2017

100 Anos Lions Club International - República da China

Em 7 de julho de 1917 nascia o Lions clube internacional, foi então que o patrono da fundação decidiu abandonar sua agencia de seguros para se dedicar totalmente ao Lions em sua sede internacional. 


domingo, 7 de maio de 2017

Rio 2016 - Emissão de Kosovo

A emissão filatélica comemora a realização e participação de Kosovo nos XXXI Jogos Olímpicos do Rio 2016, realizados de 5 a 21 de agosto de 2016..



sábado, 6 de maio de 2017

Reduzir, Reutilizar e Reciclar - Apelo de Tuvalu

A mensagem dada pelos correios de Tuvalu serve como um alerta para todos os habitantes da Terra. "Tuvalu está rapidamente se tornando uma das primeiras vítimas das mudanças climáticas e do aumento do nível do mar. Salve Tuvalu e a Terra seguindo estas regras simples. Reduzir! Reutilizar! Reciclar!

sexta-feira, 5 de maio de 2017

100 Anos Lions Clubs International - Portugal

Homenagem dos correios de Portugal ao Centenário do Lions Club Internacioanl, data da emissão 29 de abril de 2017. O Lions teve o seu inicio em 7 de julho de 1917 pelo seu patrono fundador Melvin Jones. 


quinta-feira, 4 de maio de 2017

Antilhas Holandesas -Aniversário do Rei Willem -Alexander

A moeda comemora o aniversário de 50  anos do Rei  Willem-Alexander foram emitidas moedas de ouro e prata. As imagens das moedas se diferem somente no valor facial 5 goulden e de 10 goulden. O retrato do Rei aparece no anverso da moeda, na outra face temos o brasão de armas das Antilhas Holandesas.
Metal: prata: 925 - Diâmetro:  39 mm - Peso: 11,9 g


Metal: ouro 900 - Diâmetro> 18,50 - Peso 3,3645 gt

quarta-feira, 3 de maio de 2017

100º Aniversário do Lions Clubs International - Estônia

 O Lions Clubs International é a maior organização de clubes de serviço do mundo. Conta com 1,4 milhão de associados que realizam serviços importantes em 210 países e regiões de todo o mundo.  Os Leões representam amigos, familiares e vizinhos que compartilham o mesmo ideal: a comunidade é o que fazemos dela. Data da fundação 7 de junho de 1917.

Emissão 28.04.17

terça-feira, 2 de maio de 2017

Animais da Fauna Africana - Libéria

O lançamento filatélico de 14 de março de 2017 traz três espécies de mamíferos da fauna da Libéria: Leopardo (Leopard, Panthers pardus), Porco-bravo-africano (Red River Hog, Potamochoerus porcus), Crocodilo do Nilo (Nile Crocodile, crocodylus niloticus).

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Animais da Fauna Africana - Gâmbia

O lançamento filatélico de 8 de março de 2017 traz três espécies de mamíferos da fauna de Gâmbia: Leão (Lion, Panthera leo), Hiena (Spotted Hyena, Crocuta crocuta) e o Babuíno de Guiné (Guinea Baboon, Papio papiocrocuta).