domingo, 7 de abril de 2013

BES Numismática e o Brasil - Exposição

Dentre as comemorações do "Ano Portugal no Brasil" o Museu Histórico Nacional, do Rio de Janeiro, recebeu, em 21 de março, a exposição BES Numismática e o Brasil, que fica em cartaz até o dia 20 de junho de 2013.
Barra de ouro, Goiás, 1790 (Maria I)
Peça Única. Dimensão: 15,5 x 1,7cm.
 
A mostra reúne 150 moedas e barras de ouro do Brasil, raras e de alta qualidade, selecionadas entre as 2 mil peças integrantes da coleção portuguesa do Banco do Espírito Santo (BES), que é uma das mais completas e significativas coleções do gênero no mundo. Esta é primeira vez que esta coleção particular será apresentada ao público.
Balança usada para pesar pequenas quantidades de ouro
Foto: Carlo Wrede/Agência O Dia
Nem mesmo em Portugal, onde a coleção numismática está depositada, o público teve a oportunidade de conhecer as raridades.
Barra de ouro, Rio das Mortes 1796 (Maria I).
Três conhecidas no mundo. Dimensão: 8 X 2 cm
As peças que estarão em exposição retratam três séculos da história luso-brasileira, desde D. João IV (1640-1656) até D. Pedro II, imperador do Brasil (1831-1889). A mostra inclui também as moedas cunhadas em nome dos reis de Portugal na Bahia, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, nos reinados de D. João V e D. João VI. Destaca-se  a moeda  "Peça da Coroação" a mais rara da numismática brasileira, tanto pelo seu valor histórico  - marco da independência do Brasil - quanto pela quantidades de unidades cunhadas (64 unidades),

Além da exposição  serão exibidos vídeos e apresentadas peças relacionadas à numismática, tais como balanças de precisão e sacos para o transporte de moedas, que remontam ao século XVII.
fonte: MHN, Ibram, Jornal Brasil, O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário