Dentre as comemorações do "Ano Portugal no Brasil" o Museu Histórico Nacional, do Rio de Janeiro, recebeu, em 21 de março, a exposição BES Numismática e o Brasil, que fica em cartaz até o dia 20 de junho de 2013.
Barra de ouro, Goiás, 1790 (Maria I) Peça Única. Dimensão: 15,5 x 1,7cm. |
A mostra reúne 150 moedas e barras de ouro do Brasil, raras e de alta qualidade, selecionadas entre as 2 mil peças integrantes da coleção portuguesa do Banco do Espírito Santo (BES), que é uma das mais completas e significativas coleções do gênero no mundo. Esta é primeira vez que esta coleção particular será apresentada ao público.
Balança usada para pesar pequenas quantidades de ouro Foto: Carlo Wrede/Agência O Dia |
Barra de ouro, Rio das Mortes 1796 (Maria I). Três conhecidas no mundo. Dimensão: 8 X 2 cm |
As peças que estarão em exposição retratam três séculos da história luso-brasileira, desde D. João IV (1640-1656) até D. Pedro II, imperador do Brasil (1831-1889). A mostra inclui também as moedas cunhadas em nome dos reis de Portugal na Bahia, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, nos reinados de D. João V e D. João VI. Destaca-se a moeda "Peça da Coroação" a mais rara da numismática brasileira, tanto pelo seu valor histórico - marco da independência do Brasil - quanto pela quantidades de unidades cunhadas (64 unidades),
Além da exposição serão exibidos vídeos e apresentadas peças relacionadas à numismática, tais como balanças de precisão e sacos para o transporte de moedas, que remontam ao século XVII.
fonte: MHN, Ibram, Jornal Brasil, O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário