sábado, 14 de junho de 2014

Brasil - Filipinas - Aves ameaçadas de extinção

Lançamento dos selos fazem parte da série Relações Diplomáticas e teve o seu lançamento em 10 de junho, com essa emissão o Brasil e as Filipinas ratificam, por meio da Filatelia, o propósito de defender e preservar o meio ambiente.  As aves ameaçadas de extinção retratadas são a Águia Filipina (Pithecophaga jefferyi) e a Águia Cinzenta (Urubitinga coronata).

Sobre o selo:
Os selos retratam aves ameaçadas de extinção nas Filipinas, representada pela Águia Filipina, e no Brasil, pela Águia Cinzenta, por meio das ilustrações dos corpos inteiros e dos detalhes das cabeças das águias. A Águia Filipina é a mais conhecida espécie de ave existente unicamente nas Filipinas. Já a Águia Cinzenta é considerada um gavião de grande porte da fauna brasileira. Os nomes das espécies foram impressos em microletras. Foram utilizadas as técnicas de computação gráfica e fotografia.
Dimensões do selo: 26mm x 44mm
Fotos: Willian Menq (Brasil)  Ryan Capati Arengo (Filipinas)
Texto descritivo do Edital - Série relações Diplomáticas: Brasil - Filipinas
As Filipinas, oficialmente República das Filipinas, são um grupo de 7.107 ilhas localizadas no Sudeste da Ásia (leste do Vietnã e norte de Bornéu), com cerca de 105 milhões de habitantes. A sede do governo, um sistema presidencial democrático, fica na cidade de Manila, em Luzon, que abriga cerca de metade de toda a população. Os filipinos são de descendência malaia com uma pitada de sangue chinês, espanhol, americano e árabe.
A nação filipina é predominantemente cristã com um percentual de 83% de católicos. Aproximadamente 5% são muçulmanos e 12% são budistas ou de denominações cristãs menores.
As Filipinas têm duas línguas oficiais: filipino e inglês.
Os principais produtos e serviços das Filipinas são:
• Agricultura: arroz, produtos de coco, açúcar, milho, carne de porco, banana, abacaxi, produtos de aquacultura (peixe, camarão e outros mariscos), manga, ovos;
• Industriais: maquinários, semicondutores, vestuário, calçados, produtos farmacêuticos, produtos químicos, produtos de madeira, processamento de alimentos, produtos de petróleo;
• Serviços: terceirização de processos de negócios (BPO), turismo.
As Filipinas são um tesouro de biodiversidade. Acredita-se que abrigue mais variedade de vida na terra por hectare do que qualquer outro país do mundo, acolhendo 70-80% da biodiversidade global. Mesmo assim, está altamente vulnerável e ameaçado.
Como um paraíso de biodiversidade, os ecossistemas terrestres do país são o lar de muitas das melhores e mais raras espécies de vida selvagem. Têm mais de 52.177 espécies identificadas, metade das quais são endêmicas.
Assim como o Brasil, as Filipinas estão na lista do Conservation International entre os 17 países mega-diversos ou extremamente biodiversos. O arquipélago tem a maior concentração de diversidade de mamíferos terrestres do mundo e a maior concentração de mamíferos endêmicos, com um total de 174 espécies. Além disso, ocupa a quarta posição no endemismo de pássaros.
O país abriga o Centro da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) para a Biodiversidade (ACB), que é um centro regional intergovernamental de excelência, que facilita a cooperação e coordenação entre os membros da ASEAN com relevantes governos nacionais e organizações regionais e internacionais, sobre a conservação sustentável e utilização da diversidade biológica, guiada por uma partilha justa e equitativa dos benefícios decorrentes do uso de tal biodiversidade.
Tendo isso em vista, os Correios do Brasil, em sua Série Relações Diplomáticas: Brasil-Filipinas, focalizam em selos postais duas aves de grande importância para a biodiversidade dos países, bem como chama a atenção para a preservação dessas espécies, atualmente ameaçadas de extinção: a águia filipina (Pithecophaga jefferyi) e a águia cinzenta(Urubitinga coronata).
A águia filipina (Pithecophaga jefferyi) é a mais conhecida espécie de ave existente unicamente nas Filipinas, e, por isso, é o pássaro nacional. Também chamada de “Haribon” (“Haring Ibon” ou pássaro rei), é considerada a maior dentre as águias que existem no mundo, em termos de comprimento, e uma das mais raras aves de rapina. Com plumagem marrom e branca e uma crista desgrenhada castanho claro, a águia filipina mede de 86 a 102 centímetros, e pesa de 5 a 8 quilos, em média. A ave adulta com as asas abertas mede de 184 a 220 centímetros e pode mergulhar para capturar a sua presa a velocidades superiores a 100 quilômetros por hora. A cara é de cor escura, com olhos cinza aço e um grande bico cinza escuro. Os pés são amarelos, com garras extremamente grandes.
Já a águia cinzenta (Urubitinga coronata) é considerada um gavião de grande porte, de característica crepuscular, podendo atingir o peso de 3 kg e 85 cm de comprimento. Sua principal fonte de alimento são animais de médio porte e carniça. O período de reprodução dessa ave no Cerrado é entre julho e novembro, quando utiliza árvores altas para a construção de um ninho para somente um ovo. Os casais, normalmente, permanecem juntos durante todo o ano. É uma espécie que prefere áreas abertas.
Com essa emissão, Brasil e Filipinas ratificam, por meio da Filatelia, o propósito de defender e preservar o meio ambiente, ao mesmo tempo em que ressaltam as boas relações e os laços de amizade e de cooperação que unem os dois países.
EVA G. BETITA
Embaixadora da República das Filipinas


Nenhum comentário:

Postar um comentário