domingo, 18 de setembro de 2016

Mobilidade Sustentável - Brasil

SOBRE OS SELOS
Fotos: Adriana Shibata -  Dimensões: 21 x 42,5 mm
Lançamento 22 de setembro de 2016
Esta emissão é composta de dois selos, em forma de Se-tenant, destacando cenas urbanas em que os meios de locomoção e as diversas opções de mobilidade – carro, bicicleta e metrô - mostram-se de maneira harmoniosa e aderentes aos quesitos de comodidade, sustentabilidade e segurança. O primeiro selo destaca o VLT, que representa o transporte coletivo sobre trilhos, e outras formas de locomoção como o skate e o ônibus, em vias que permitem o fácil deslocamento de cadeirantes e pessoas com dificuldade motora. No segundo selo, visualiza-se o respeito às pessoas, onde carros e ciclistas param na faixa de pedestres, em cenário que aponta a possibilidade de utilização do metrô. Ao fundo, pessoas se locomovem com facilidade em vias sinalizadas, com placas e pisos táteis. Foi utilizada a técnica de computação gráfica. fonte Edital 19 - Correios
Texto descritivo do edital
Mobilidade Urbana Sustentável no Brasil
Um desafio para todos
No sistema de transporte urbano brasileiro podemos contar com diversas modalidades de transporte: aéreo, fluvial e terrestre, acrescentando-se as balsas, as canoas e os barcos utilizados em cidades litorâneas, principalmente, no norte do país. Os bondes e os trens caracterizam uma herança cultural e histórica de algumas cidades brasileiras.

As linhas de metrô e trem foram projetadas para desafogar o trânsito nos trechos que ligam o centro às periferias de cidades circunvizinhas. Em geral, os trens contam com vagões destinados a oferecer aos usuários a comodidade e a segurança necessárias ao traslado de seus equipamentos de locomoção, sem a preocupação com trânsito tumultuado ou longos percursos a pé. Em qualquer meio de transporte urbano, é esperado que o usuário possa conduzir o que considera importante para a sua locomoção e/ou atividade recreativa como bicicleta, patim, skate e patinete.
É possível fazer a integração entre os transportes, com uma única passagem, garantindo o percurso de casa para o trabalho, por exemplo, com mais dinamismo, segurança e comodidade. Existem vagões exclusivos para as mulheres nas horas de pico, proporcionando-lhes conforto e dignidade durante o trajeto, iniciativa que tem ganhado força a partir da experiência paulistana.
Os assentos reservados a portadores de deficiência, obesos, idosos, grávidas ou pessoas com crianças de colo são devidamente sinalizados e bem distribuídos, fortalecendo a cultura do respeito e do bem-estar do cidadão.
O recém-inaugurado BRT - us Rapid Transit - sistema de transporte público baseado no uso de ônibus, apresenta-se como uma alternativa similar ao VLT – Veículo Leve sobre Trilhos - que, juntos, atendem moradores de algumas cidades do país, com ônibus maiores, confortáveis, climatizados e mais rápidos, com vias de trajeto exclusivas.
Há cidades em que as ilhas de atendimento virtual possibilitam a consulta de linhas de ônibus, horários e paradas. A consulta pode ser feita no próprio site ou por meio de aplicativos para celular, que avisam até quando o transporte está chegando, oferecendo mais comodidade aos usuários. O acesso à internet wi-fi é possível em alguns ônibus e, também, nas estações e nos terminais do metrô. É muito comum ver os passageiros conectados, nos boxes, enquanto aguardam pelos veículos que os transportarão aos seus destinos.
Os usuários também possuem meios alternativos para utilizar. Um deles é um projeto que disponibiliza pontos de estacionamento de bicicletas em diversos locais das principais cidades metropolitanas como Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Esses pontos tornaram-se um meio alternativo, popular, prático e saudável para muitos usuários do transporte público. Ciclovias repavimentadas e bem sinalizadas oferecem mais comodidade aos ciclistas e aos motoristas também.
No Dia Mundial sem Carro, 22 de setembro, os principais movimentos de mobilidade urbana desenvolvem atividades para promover e informar a população em geral sobre as diversas alternativas de locomoção nas cidades.
As famosas tesourinhas de Brasília são exemplos de fluidez no trânsito, juntamente com as passagens subterrâneas, que dispensam o uso do semáforo, permitindo o tráfego mais livre nas vias que lhes dão acesso.
O conceito de mobilidade sustentável fundamenta-se na melhoria do transporte público, contribuindo para a redução do uso dos carros comuns e da poluição, com o propósito de oferecer aos usuários serviços mais humanizados, com custos reduzidos e trajetos cada vez menores e confortáveis. Já existem alternativas em curso nas cidades de Curitiba e Rio de Janeiro, que estão sendo, a cada dia, aprimoradas, como ônibus completamente movidos a biodiesel ou energia elétrica. Com a participação de todos, será possível garantir um modelo de mobilidade mais sustentável para o Brasil.
Professora Drª Izabel Zaneti
Coordenadora-Geral do Núcleo da Sustentabilidade da
Universidade de Brasília
Antonio José Alves Neto
Graduando em Ciências Ambientais

Nenhum comentário:

Postar um comentário