sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Primeiro Máximo Postal do BRASIL - MAXIMAFILIA

Aluisio Queiroga associado da AFNB, coleciona selos, cartões postais e mais recentemente dedica-se ao maximafilismo. Estudioso do assunto,  participa na elaboração dos próprios máximos harmonizando selo, cartão postal e carimbo. Do seu acervo, destaca-se  o máximo postal, datado de 25 de outubro de 1908, considerado como o Primeiro Máximo Postal identificado do Brasil.
Morro da Glória e Entrada da Barra, Rio de Janeiro-
 1o. Máximo Postal Identificado do Brasil
Passamos a transcrever parte dos estudos realizados pelo Aluisio, em setembro de 2008,  que indicam a peça como a  pioneira na máximafilia brasileira:

"A leitura de um interessante artigo do Prof. Galvão de Queiroz, intitulado "O Primeiro Máximo Postal Brasileiro", publicado na Revista COFI - Correio Filatélico, nr. 173, Ano 22, Set.1998, pág. 25, permite concluir que o próximo dia 25 de outubro de 2008 vem marcar os cem anos do primeiro máximo postal brasileiro. Sim, porque no referido artigo o autor assim descreve:
  • "Realmente, ao apreciarmos uma coleção de antigos postais referentes à Exposição Nacional de 1908, realizada no Rio de Janeiro, de propriedade de Luiz Gonzaga Borba, presidente da Associação Filatélica e Numismática de Brasília, deparamos com uma peça que consideramos seja o primeiro máximo postal autêntico, preparado no Brasil e que foi gentilmente oferecido pelo proprietário.
  • Trata-se de um Bilhete Postal, fabricação de A. Ribeiro, do Rio de Janeiro, postado na então Capital Federal, no dia 25 de outubro de 1908, e com carimbo de recepção da 4a. Sec., manhã, da Bahia.
  • Do lado da ilustração, uma vista do Morro da Glória e Entrada da Barra, vendo-se ao fundo o Pão de Açúcar. O selo aplicado na parte inferior do lado direito, é um exemplar de 50 réis, da série Madrugada Republicana com a imagem, também, do Pão de Açúcar.
  •  Desse modo, até ao aparecimento de uma peça tão perfeita, capaz de preencher os rígidos ditames constantes das Diretrizes estabelecidos pela FIP, em 1980, estamos a considerar ser este, de fato, o primeiro máximo postal preparado no Brasil".

Detalhe do Selo e Carimbo do Primeiro Máximo Postal do Brasil
Iimagem aumentada em 200%
O mais curioso de toda essa história é que no dia em que o máximo postal completava 100 anos de seu lançamento - 25 de outubro de 2008 -  numa das reuniões semanais da AFNB, a peça foi para o acervo de  Aluisio Queiroga, presente do então tesoureiro da associação Luiz Borba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário