quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Colecionismo - Espanha

Em três de fevereiro, os Correios da Espanha fez o lançamento de oito selos auto-adesivos para homenagear o colecionismo. A paixão por colecionar e organizar objetos da mesma classe, desde o mais simples até o mais artístico e valioso, é o objetivo principal da temática apresentada nesta série.

O hábito de colecionar vem desde tempos antigos, deve-se aos colecionadores a preservação de grande parte de material e objetos que contam a história de um povo ou de um país, de outra forma parte do acervo teriam se perdido por vandalismo ou por ignorância.  O colecionismo abrange uma gama diferenciada de tipos de objetos e materiais: bonecas, fósseis, livros, história em quadrinhos, para citar alguns. O número de pontos de encontros de colecionadores (associações/feiras) cresce anualmente, estes ambientes auxiliam os interessados nas aquisições, venda ou troca de peças.

A série de selos é ilustrada com cenas de alguns dos temas mais populares no colecionismo:

Os "Bilhetes de Loteria" foram emitidos na Espanha pela primeira vez em 1812.

O "Cartão Postal" surgiu na Áustria em 1869, na Espanha começou a circular oficialmente em dezembro de 1873.

Os "Relógios" podem ser colecionáveis por marcas, fabricantes, por modelo: pulso ou de bolso.

O "Soldadinho de chumbo" recriam exércitos com detalhes de cor com suas armas e uniformes.
A coleção de "Cromos" tem seguidores desde a infância (álbuns de figurinhas).

No colecionismo de "Pedras Minerais" as modalidades podem conter peças esculpidas por cristalização ou aquelas lapidadas pela ação do homem.

A "Numismática" relaciona-se com o estudo de moedas e medalhas. Torna-se um conjunto de dados importantes no auxílio da preservação e documentação da história.

Colecionar selos ou "Filatelia" surgiu desde o advento do primeiro selo lançado em 1840, na Inglaterra. Sabe-se que a família real britânica começou sua coleção em 1856, os czares da Rússia, Alfonso XIII e o presidente dos EUA, Franklin Roosevelt, eram filatelistas. Mais informações sobre os selos acesse o sítio http://www.correos.es/

Nenhum comentário:

Postar um comentário