terça-feira, 9 de dezembro de 2014

200 Anos - Anna Nery

Uma homenagem ao ducentésimo aniversário de nascimento da enfermeira baiana Ana Néri [Anna Justina Ferreira Neri]. Não consta de programação oficial a emissão numismática ou filatélica para comemorar o evento, fato que contribui para esquecimento cultural e fortalece a expressão "Brasil um país sem Memória".

Ana Néri voluntária da caridade na Guerra do Paraguai nasceu em Cachoeira em 13 de dezembro de 1814 e faleceu no Rio de Janeiro em 20 de maio de 1880. Sua atuação marcou fortemente a dedicação no cuidado dos doentes, são atribuídos alguns títulos "Voluntária da caridade", "Heroína da Caridade" e "Mãe dos brasileiros na Guerra do Paraguai".

De volta de sua missão no Paraguai, é reconhecida por sua bravura e torna-se, mais tarde, a patronesse da primeira escola de enfermagem do Brasil e, por decreto presidencial se reverencia seu feito e memória.

Seu nome está registrado no Livro dos Heróis da Pátria no qual lhe é concedido o atributo de Herói da Pátria, o reconhecimento foi feito por intermédio da Lei número 12.105, de 2 dezembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário