quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Primeira Loteria Extraída no Brasil - Século XVIII

O primeiro registro de loteria no Brasil se deu em Minas Gerais, em 1784. A extração teve por objetivo angariar fundos para construção de prédio para abrigar a Casa da Câmara e Cadeia de Vila Rica [1].

Neste período, o Brasil na condição de colônia portuguesa tinha como rainha D. Maria I , primeira mulher a assumir o trono português e responsável pela permissão e criação da "Lotaria de Portugal" cujos benefícios seriam revertidos para a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em 1783.
[1] Vila Rica, capital da capitania das Minas Gerais no período de 1720 a 1897. Em 1823,  teve o seu nome mudado para Ouro Preto e, em 1980,  tombada pela Unesco como Patrimônio Cultura da Humanidade. Atualmente o prédio da Casa da Câmara e da Cadeia, imóvel tombado pelo patrimônio, abriga o Museu da Inconfidência[2]. 
Museu da Inconfidência - Ouro Preto - MG
Obra construída com recursos da  extração da loteria no Brasil
Bilhete de Prova - Loteria Federal do Brasil
Extração da Inconfidência, de 25 abril de 1979
Acervo: LenAD
[2] Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, foi um movimento separatista ocorrido na capitania de Minas Gerais no ano de 1789, cujo principal objetivo era libertar o Brasil do domínio português. O lema que inspirou a Inconfidência "Liberdade, ainda que tardia"  é um dos legados do movimento que aparece na bandeira de Minas Gerais.
Bandeira de Minas Gerais 
Bilhete de Prova - Loteria Federal do Brasil
Extração 942 de 15 de abril de 1972
Acervo: LenA.D

Um comentário:

  1. Parabéns a AFNB pela postagem,alem da divulgação aos que apreciam o hobby, levar ao conhecimento da sociedade um pouco da história sobre o universo de colecionáveis que existe. Parabéns !!

    ResponderExcluir