sábado, 25 de agosto de 2018

Animais do Real - Medalhas comemorativas

O lançamento da série "Animais do Real" aconteceu dia 23 de agosto a emissão é do Clube da Medalha  e a produção da Casa da Moeda do Brasil.
Material: Prata - Diâmetro: 40 mm - Peso: 28 g
 As informações abaixo foram transcritas do sítio do Clube da Medalha.
ANVERSO

Na composição à efígie da República,imagem inspirada em Marianne, figura alegórica de uma mulher personificada na obra “Liberdade guiando o povo”, pintada por Eugène Delacroix em 1830, é a representação simbólica da mãe pátria, simultaneamente enérgica, guerreira, pacífica, protetora e maternal. Na lateral esquerda a legenda “Série Bichos do Real” e abaixo a marca da CMB.
REVERSO
TARTARUGA-DE-PENTE - A tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) é amplamente distribuída em mares tropicais e subtropicais, ocorrendo nos oceanos Atlântico, Indico e Pacífico, onde habita áreas de águas rasas e os arrecifes de coral. Por séculos, o casco dessa espécie serviu para produzir vários objetos. No Brasil, era usado na confecção de pentes, um costume que deu origem ao nome popular da espécie.

GARÇA-BRANCA-GRANDE - A garça-branca-grande (Ardea alba) se adapta muito bem a diversos tipos de ambientes aquáticos, mesmo em locais muito poluídos e degradados. No período reprodutivo aparecem, no seu dorso (costas), penas chamadas egretes. As egretes foram por muito tempo utilizadas como adorno nos chapéus e, no século 19, eram penas extremamente apreciadas para comércio.

ARARA-VERMELHA - A arara-vermelha (Ara chloropterus) é encontrada na Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, ainda ocorrendo em poucas áreas da floresta atlântica, onde era comum nos tempos da descoberta do Brasil. Também como muitos membros de sua família, essas araras formam casais monogâmicos que duram a vida toda.

MICO-LEÃO-DOURADO - O mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) é uma das quatro espécies de micos-leões existentes. Nativa de florestas de baixada da Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro, essa espécie foi quase extinta em meados do século XX em função da caça para prover o contrabando de animais silvestres e da destruição dos habitats.

ONÇA PINTADA - A onça pintada (Panthera onca) é o maior felídeo das Américas. Amplamente distribuída no Brasil na ocasião do descobrimento, atualmente está restrita à Amazônia, Pantanal, e aos maiores fragmentos florestais da Mata Atlântica, do Cerrado e da Caatinga. A  expansão humana e a consequente destruição dos habitats constituem atualmente as maiores ameaças a preservação dessa espécie, que necessita de grandes áreas para sobreviver.

GAROUPA - A garoupa (Epinephelus marginatus), de alto valor na pesca comercial e esportiva, pode atingir cerca de 120 centímetros de comprimento e 60 quilos. Uma característica curiosa desses peixes é o hermafroditismo protógeno, no qual os indivíduos se desenvolvem primeiro como fêmeas, e após uma ou mais desovas se tornam machos.

CRIAÇÃO 
Monique Porto
Tartaruga, Garça, Arara, Onça pintada e Garoupa.

Fernanda Costa
Efígie da República e Mico-leão-dourado.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário