sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Macedônia - Projeto Cédula de 10 Dinares

Projeto de nova cédula de polímero de valor facial de 10 dinares, dimensões 126 x 63 mm, emissão do Banco Nacional da República da Macedônia.

Anverso - Há uma apresentação de um torso de mármore da deusa egípcia Ísis (século II aC), que foi descoberto em Ohrid, em uma das construções de culto dedicada à deusa. Ísis era uma deusa da fertilidade e maternidade, e era uma protetora da natureza e da magia. Ela era adorada e respeitada mesmo fora das fronteiras do Egito, mesmo em solo macedônio, como testemunhado pelos numerosos lugares de culto, incluindo o templo na antiga cidade de Stobi, que é dedicado a ela.
Na metade esquerda da nota, há uma apresentação de um brinco de barco de ouro, que remonta ao século IV aC. Foi descoberto em um túmulo de uma jovem princesa, encontrado na aldeia de Beranci, Bitola, e é o melhor trabalho do comércio do então ourives.
Na parte superior esquerda, há uma apresentação de uma parte do capital iônico do início do século VI, enquanto na parte inferior esquerdo há o busto de mármore de Titus Flavius Philoxenia (século II), um benfeitor e sumo sacerdote da região, cidade de Herclea Lyncestis (Bitola)

Reverso - O pavão, o leitmotiv das costas da nota é um detalhe do mosaico do batistério da Basílica Episcopal na antiga cidade de Stobi (IV e V século). Essa basílica é realmente o mais antigo templo cristão na Macedônia. Pavões simbolizam a ressurreição, a imortalidade e a vida eterna.
fonte: Banco Nacional da Macedônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário