sábado, 10 de novembro de 2018

Balonismo - Emissão especial brasileira

SOBRE O BLOCO
Arte: Daniel Lourenço  Área: 30 x 80 mm - Dimensões selo: 30 x 80 mm
Lançamento: 10/11/2018
A emissão é composta por um bloco com um selo. O artista Daniel Lourenço concebeu a arte dentro de uma estética vintage, para retratar uma imagem de sonho, lúdica, uma brincadeira que une traços de fantasia e de realidade. Os diversos balões coloridos, flutuando entre nuvens no céu, remetem a situações de alegria infantil e comemoração, tão espontâneas nas crianças, justificados pela figura da menina que se eleva brincando em um dos balões. Para os adultos, os balões em ascensão ao espaço representam a libertação da opressão, transmitem sentimentos de esperança e de novas possibilidades. Para representar essas sensações, as câmaras de ar quente foram pintadas em tons pastéis, colorindo o céu de cores que transmitem alegria, paz e amizade. Completam a imagem detalhes de arabescos, plantas florais, nuvens calmas e horizonte distante. A técnica usada foi ilustração.
Texto descritivo do Edital
Balonismo
O balonismo é um esporte aeronáutico praticado com um balão de ar quente. Sua história teve início com os irmãos Montgolfier em 1783 na França, eles realizaram o primeiro teste com um balão tripulado, foi um sucesso e visto por quase toda a população de Paris.
O Balonismo é reconhecido pela Federation Aeronautique Internacional – FAI como um o esporte aéreo mais seguro, com índices de acidentes próximo a zero. O balão é considerado uma aeronave assim como o avião, helicópteros e outros, motivo pelo qual ele precisa ter um prefixo registrado junto as agências reguladoras de aviação civil do país, que no caso do Brasil à ANAC.

No Brasil o primeiro voo de balão tripulado ocorreu no ano de 1885, quando Edouard Heilt sobrevoou por alguns segundos o Saco dos Alferes, no Rio de Janeiro. Entretanto, somente a partir de 1969, sob o comando do comendador Victorio Truffi, os
voos de balão tripulados no Brasil passaram a ocorrer com mais frequências. O que Truffi não soube é que anos mais tarde a modalidade se tornaria atrativo turístico e de lazer que encantaria, crianças e adultos, além de tornar-se uma valiosa ferramenta de mídia, atraindo anunciantes de todos os segmentos.
Em 1987 foi fundada a Associação Brasileira de Balonismo - ABB e mais recentemente em 2006 nasceu a Confederação Brasileira de Balonismo – CBB, entidade máxima do esporte no Brasil que tem como atual presidente o Sr. Valdemir Taveira, piloto e praticante de balonismo.
No Brasil o Balonismo esta segmentado em 03 modalidades: Turística, Promocional e Competitiva. Quanto a esta última modalidade, em 2018 ocorreu o 31º Campeonato Brasileiro de Balonismo, a cada ano a competição é realizada em uma cidade que patrocina e recebe os esportistas.
A modalidade turística ocorrem em diversas cidades brasileiras como Torres – RS, Rio de Janeiro – RJ, São Lourenço – MG, Bonito e Gravatá – PE, Piracicaba, Sorocaba e Boituva - SP, esta última é hoje conhecida como a Capital Nacional do Voo de Balão e referência para quem deseja praticar esportes radicais aéreos. Após 33 anos de atividades, o número de praticantes e empresas neste segmento se multiplicaram e se adaptaram à grande demanda de turistas que vem crescendo a cada ano.
Os Correios por meio da Filatelia assume, mais uma vez, o importante papel de registrar e divulgar este momento na história aerodesportiva brasileira. Abrimos as portas do mundo do balonismo para que colecionadores e público em geral possam apreciar o voo de balão de uma forma única e especial, eternizando o encanto dos balões com seus coloridos e de suas suaves valsas em forma de um bloco.
Valdemir Taveira
Presidente da Confederação Brasileira de Balonismo – CBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário