terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Primeiro Selo Comemorativo do Brasil

Selos comemorativos são aqueles que fazem referência a fatos ou temas específicos, existem muitas divergências de quais seriam os primeiros selos comemorativos emitidos no mundo. A modalidade comemorativa surgiu quase por acaso e existem muitas polêmicas sobre qual seria o primeiro selo comemorativo do mundo.

No Brasil, a primeira emissão postal considerada comemorativa  foi lançada em 1º de Janeiro de 1900, em alusão aos 400 anos da chegada dos portugueses ao país. A série de quatro selos contemplam quatro fatos históricos: o Descobrimento (1500), a Independência (1822), a Abolição (1888) e a Proclamação da República (1889). Foram lançados 400 mil exemplares de cada selo e ajudaram a custear as festas comemorativas. A escolha dos selos se deu por concurso público.
Primeiros Selos Comemorativos do Brasil

Primeiros selos comemorativos do mundo - Alguns estudiosos defendem que o selo francês emitido em 1863, trazendo a efígie coroada de louros de Napoleão III - referências às vitórias de Magenta e Solferino - teria essa primazia. Para outros a emissão do Perú de 1871, trazendo uma locomotiva  como tema e usado para os  serviços postais da recente estrada de ferro entre Lima-Callao-Chorilos é verdadeiramente o pai dos selos comemorativos. No entanto, somente 1891 é que a Romênia lançou uma série de selos postais verdadeiramente comemorativa, celebrando os 25 anos do reinado de Carlos I 

Nenhum comentário:

Postar um comentário